II Encontro dos DIEPEs reúne representantes no Campus Ariquemes
Foi realizado II Encontro dos DIEPEs (Departamentos de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão dos Campi Agrícola) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O encontro ocorreu em Ariquemes no dia 23 de outubro. Participaram chefias e servidores lotados nesses departamentos, representando os Campi Colorado do Oeste, Cacoal, Ariquemes, Jaru e São Miguel do Guaporé. Os dois últimos caminham para se tornarem campi agrícola e, também, implantar o setor DIEPE. O evento teve por objetivo aproximar realidades através da integração de ações, do compartilhamento de informações e da busca por melhorias individuais e coletivas.
Também estiveram presentes o Diretor-Geral do Campus Ariquemes, Adriano Dantas, o Reitor Moisés José Rosa Souza e os Pró-Reitores de Administração, de Extensão, de Ensino e de Pesquisa. “O DIEPE é um Departamento de extrema importância para o processo de ensino-aprendizagem, pois é através dele que os alunos vivenciam o conhecimento formativo prático, além do potencial científico e de extensão incalculável”, afirmou o Professor Moisés. O Reitor completou que em breve os campi agrícolas passarão de 3 unidades para 6, contando com a criação do Campus Buritis e que, portanto, a maior integração dos DIEPEs é necessária e que ele vê potencial para o desenvolvimento de projetos específicos para os DIEPEs.
O evento foi idealizado e viabilizado pela Reitoria do IFRO, através da Assessoria Geral de Ações Integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão (AGIEPE). De início, a programação do evento contou com a participação da Professora Kayena Delaix Zaqueo. Bióloga e entusiasta da herpetologia, especialmente do grupo das serpentes, ministrou um minicurso envolvendo uma parte teórica e uma parte prática com o tema “Desmistificando os Animais Peçonhentos: Convivência Segura e Respeitosa no Contexto Rural”.
Foram abordados mitos, verdades e curiosidades sobre esses animais. Além disso, foi realizado um treinamento prático sobre prevenção, primeiros socorros e também sobre como proceder com o manejo desses animais, uma vez que são comumente encontrados nas Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão (UEPEs), que são locais onde ocorre a criação de animais e manejo de plantas e que funcionam como laboratórios (setor de bovinocultura; fruticultura, entre outros). Posteriormente, ocorreu um almoço em grupo no refeitório do Campus Ariquemes.
Em seguida, todos percorreram os setores do campus, com intuito de conhecer os locais e de trocar experiências, compartilhar dificuldades e estreitar laços entre os DIEPEs. A interação entre as equipes e a Reitoria propiciou reflexão sobre o estado atual dos Departamentos e sobre as inúmeras possibilidades no médio e longo prazo. Foi discutido sobre a cooperação entre os DIEPEs, o aprimoramento do gerenciamento estratégico, a busca por soluções de problemas gerais e específicos, a produção, compartilhamento e comparação analítica de dados dos campi que servem como subsídio para captação e aplicação de recursos financeiros, inclusive através de macroprojetos.
O Assessor-Geral da AGIEPE, Bruno Antônio, fez votos de que a oportunidade se repita muitas outras vezes, afirmando que “esse contato mais direto e objetivo entre atores dos mais variados níveis do IFRO é fundamental para que possamos melhorar a comunicação intra e inter campus. De igual modo, todos os ganhos advindos do aprimoramento integrativo dos DIEPEs têm o condão de contribuir positivamente com a melhoria constante da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão ofertados pelo IFRO”.
“Essa é a primeira vez que ocorre um encontro entre membros de todos os DIEPEs e toda a equipe gestora do IFRO. Isso se deve ao esforço e compromisso do Professor Moisés, que reconheceu, além da grande importância institucional deste Departamento, a ausência de representatividade dos DIEPEs no âmbito da Reitoria. De igual modo, os Chefes dos DIEPEs e suas equipes também estão de parabéns por mostrarem empenho e entusiasmo ao se deslocarem até aqui para buscarmos juntos melhorias comuns, especialmente por meio da cooperação, somando forças e aptidões e mitigando necessidades”, afirmou Bruno.
Ao final da tarde, os participantes fizeram uma pausa para o café, que foi uma oportunidade para saborear alguns dos produtos confeccionados pela agroindústria do Campus Ariquemes, sob a Coordenação do Técnico em Alimentos Anthonioni Peron. Com destaque para o queijo maturado e o iogurte. Discutiu-se sobre a necessidade e viabilidade de registrar os produtos desenvolvidos pelo campus, bem como de adquirir equipamentos mais modernos e eficientes para produção local. Caminhando para o encerramento, foi iniciado o diálogo entre os Campi Colorado e Ariquemes sobre a permuta de animais bovinos, visando à renovação genética do plantel.
Também foi discutida, com envolvimento de todos, a possibilidade de ações integradas entre os DIEPEs, focando na exploração dos potenciais de cada unidade. Dentre outras coisas, a possibilidade de associar a aptidão produtiva de milho do Campus Ariquemes com a fabricação de ração na estrutura própria do Campus Colorado. De igual modo, foi citada a capacidade de produção de café dos Campi Colorado e Cacoal, com foco no beneficiamento e distribuição no Campus Cacoal.
Durante o encontro, o Pró-Reitor de Administração, Elisandro de Moura Martins, relembrou que no final de 2024 a Reitoria descentralizou o montante de R$ 60 mil, sendo R$ 20 mil para cada um dos atuais três campi agrícolas. E reforçou que para este ano a Reitoria conseguirá repetir o processo com o mesmo valor, visando ao investimento estratégico nos DIEPEs.
Redes Sociais