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GPComp representa o IFRO na 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica com projetos voltados à inclusão e inovação

Publicado: Sexta, 24 de Outubro de 2025, 07h18 | Última atualização em Sexta, 24 de Outubro de 2025, 07h19 | Acessos: 683

ZN GPComp 8O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, por meio do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GPComp), marcou presença na 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), realizada entre os dias 7 e 9 de outubro de 2025, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF).

O evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), reuniu instituições de ensino de todo o país para apresentar projetos e pesquisas voltadas à inovação, sustentabilidade e inclusão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Durante o evento, o GPComp apresentou dois projetos desenvolvidos no âmbito de editais institucionais do IFRO, ambos alinhados à missão da instituição de promover a ciência e a tecnologia como instrumentos de transformação social.

O primeiro projeto, intitulado “ODS Adventure: Um RPG Educativo para o Ensino de Sustentabilidade e Estímulo ao Pensamento Computacional em Crianças com TEA”, foi apresentado pela Professora Ivanilse Calderon e pelo estudante João Gabriel Morais, em parceria com o Professor Felipe Maia. A proposta, vinculada ao Edital nº 120/Porto Velho Zona Norte/IFRO, consiste em um jogo digital educativo baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e voltado para o desenvolvimento do pensamento computacional em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O jogo utiliza metodologias ativas de aprendizagem e promove um ambiente acessível, lúdico e inclusivo.

Para Ivanilse Calderon, o resultado do trabalho demonstra a força da interdisciplinaridade no ensino técnico e superior. “É gratificante ver que trabalhos de pesquisa desenvolvidos durante a graduação do curso de TSI, com a integração de disciplinas como Pesquisa Aplicada, Banco de Dados, Desenvolvimento Web e Design de Interface, resultaram em dois projetos muito importantes para a comunidade”, enfatizou a docente.

O estudante João Gabriel Morais destacou a importância da experiência dizendo que “apresentar meu jogo ODS Adventure na Semana EPT em Brasília foi uma experiência incrível e muito significativa. Compartilhar o propósito do projeto — usar a gamificação para ensinar os 17 ODS de forma acessível e divertida, especialmente para crianças autistas — foi extremamente gratificante. Ver o interesse do público e trocar ideias com outros participantes ampliou minha visão sobre o potencial da tecnologia como ferramenta educativa”.

Outro destaque foi o projeto “Connect 60+: Um Aplicativo Educacional Adaptativo para a Terceira Idade”, apresentado pela Professora Mariela Tamada e pelo estudante Ismael Gonçalves, com colaboração de Ivanilse Calderon e Felipe Maia, fruto do Edital nº 1/2025/PVZN–CGAB/IFRO. O aplicativo busca promover a inclusão digital de pessoas idosas, com recursos de gamificação, microlearning e acessibilidade adaptativa, oferecendo uma interface intuitiva e suporte por voz para facilitar o aprendizado.

Mariela Tamada ressaltou a importância da troca de experiências durante o evento. Segundo a docente, “a participação na Semana da EPT proporcionou dias intensos de aprendizado e trocas com colegas de todo o Brasil. Esse espaço reforça o compromisso do IFRO em preparar jovens com conhecimento técnico, capacidade analítica e criatividade para propor soluções tecnológicas às demandas regionais”.

Conforme os integrantes do GPComp, participar da 5ª Semana Nacional da EPT contribui na formação de estudantes críticos, criativos e socialmente engajados, preparados para propor soluções tecnológicas que promovam inclusão, sustentabilidade e desenvolvimento social.

Celebrando a oportunidade, o estudante Ismael Gonçalves disse que “foram dias incríveis de aprendizado e networking com pessoas de diferentes regiões. Essa vivência mostrou o quanto os Institutos Federais estão avançandos em tecnologia e educação, e como podem inspirar mais jovens a desenvolver projetos inovadores”.

O Professor Marcel Rios, integrante do GPComp, participou paralelamente do Conecta IF, evento que reuniu instituições de ensino e representantes do setor produtivo. “Durante o evento, pudemos dialogar com professores, pesquisadores e gestores de várias instituições, discutindo inovação, metodologias ativas e o papel da computação na transformação da educação. Essa experiência reforça a importância de ampliar espaços de divulgação científica dentro e fora do IFRO”. Ele ainda acrescentou serem importantes espaços como esse para o fortalecimento da cultura da pesquisa e da inovação

 

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