IFRO inaugura Clínica Veterinária no Campus Jaru com estrutura moderna e foco em ensino, pesquisa e extensão
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) inaugurou, na sexta-feira (17), a nova Clínica Veterinária do Campus Jaru. O espaço foi projetado para integrar ensino, pesquisa e extensão, atendendo às demandas do curso de Medicina Veterinária e oferecendo serviços de qualidade à comunidade local e regional.
A cerimônia contou com a presença do Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza; do Diretor-Geral do Campus Jaru, Renato Delmonico; do Deputado Federal Lúcio Mosquini; dos Deputados Estaduais Dr. Luís do Hospital e Cirone Deiró; além de representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia (CRMV-RO), autoridades municipais, servidores, estudantes e comunidade externa.
Com investimento total de R$ 3.762.233,19, provenientes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação (Setec/MEC) e de emendas parlamentares, o novo espaço oferece estrutura completa para o atendimento de pequenos, grandes e animais silvestres, com equipamentos de última geração que fortalecem o ensino prático e a formação técnica dos estudantes.
Entre os recursos disponíveis, a clínica dispõe de radiografia digital fixa e portátil, aparelho de ultrassonografia, equipamentos de laserterapia e instrumentos odontológicos específicos para diferentes portes de animais. O espaço conta ainda com consultórios, sala de aula/semiologia, farmácia, sala de medicação pré-anestésica, área de recuperação e internação, laboratório para exames clínicos e centro cirúrgico com quatro mesas para pequenos animais, além de estrutura específica para cirurgias em grandes animais.
Durante a solenidade, a estudante e Presidente do Centro Acadêmico, Franciele Oliveira Moura, destacou que a clínica é “um espaço para aprendizado, pesquisa e atendimento à sociedade”, ressaltando o impacto da nova estrutura na formação dos discentes.
O Coordenador do curso de Medicina Veterinária e responsável técnico pela clínica, Luiz Donizete Campeiro Junior, explicou que o espaço já está em funcionamento, com parte dos serviços ativos. “Hoje estamos inaugurando uma megaestrutura moderna, com muita tecnologia. Já realizamos triagens, consultas, cirurgias eletivas e exames de raio-x. Contamos com equipamentos de raio-x digital, ultrassonografia e análises clínicas. Ainda estamos adequando o centro cirúrgico para grandes animais, mas em breve também atenderemos a comunidade nesses procedimentos”, afirmou o docente. “Os atendimentos de pequenos e silvestres já estão em pleno funcionamento, com atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos alunos, sempre sob orientação dos professores e médicos veterinários do campus”, completou.
Em sua fala, o Diretor-Geral do Campus Jaru enfatizou o compromisso institucional com a qualidade do ensino e o desenvolvimento da região. “Estamos inaugurando uma estrutura de 1.200 metros quadrados que vai muito além do ensino. Essa clínica representa um avanço para o campus e para toda a sociedade, com equipamentos de ponta e serviços que beneficiam diretamente a comunidade. É resultado do trabalho coletivo de servidores, docentes e da parceria com nossos representantes políticos, que têm contribuído para o fortalecimento da infraestrutura do IFRO”, declarou Renato Delmonico.
O Reitor do IFRO destacou a relevância da obra para o fortalecimento do curso de Medicina Veterinária e para o atendimento à população. “Hoje é um dia muito especial para o Instituto Federal de Rondônia, especialmente para o Campus Jaru. Esta clínica não apenas colabora para a formação dos nossos estudantes, mas também cumpre um papel social importante, atendendo a comunidade. É a concretização de um sonho, resultado de um trabalho coletivo e de parcerias comprometidas com a educação pública e o desenvolvimento regional”, afirmou o Professor Moisés.
Na cerimônia foram realizados discursos das autoridades presentes, que ressaltaram o compromisso do IFRO com a educação pública e o desenvolvimento de Rondônia. Em reconhecimento ao apoio recebido, a instituição entregou a Medalha de Reconhecimento Institucional aos deputados Dr. Luís do Hospital e Lúcio Mosquini, pelo incentivo à melhoria da infraestrutura do campus.
Ao final do evento, o público acompanhou o descerramento da placa inaugural e o registro da foto oficial. Conforme os gestores, a nova Clínica Veterinária do IFRO Campus Jaru, regulamentada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia (CRMV-RO) sob o número RO-03317-PJ, representa um importante avanço na oferta de ensino de qualidade, contribuindo para a formação dos futuros profissionais e para o atendimento à comunidade de Jaru e de toda a região.
Bacharelado
O Curso de Medicina Veterinária do IFRO Campus Jaru busca formar profissionais generalistas que atuarão na Medicina Veterinária com conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental, além das competências e habilidades gerais de atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, educação permanente, saúde pública e biotecnologias, sempre respeitando os princípios éticos do exercício da profissão com caráter e consciência crítico-construtiva, sendo agentes transformadores da realidade social. A duração do curso é de 5 anos, sendo ofertadas anualmente 40 vagas.
A colação de grau da primeira turma de Medicina Veterinária do IFRO Campus Jaru ocorreu em dezembro de 2024. A cerimônia foi no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ) e reuniu familiares e amigos dos formandos, além dos servidores do campus, que foram prestigiar este momento marcante na trajetória acadêmica dos formandos e na história do IFRO Jaru. Ainda no suporte ao desenvolvimento da região e fortalecimento agropecuário, o Campus Jaru oferta o Curso de Bacharelado em Zootecnia. Além dos Cursos Técnicos em Agronegócio e em Alimentos. E as formações nos Cursos Técnicos em Comércio e em Segurança do Trabalho.
Redes Sociais