População prestigia planetário e observação dos astros no aniversário da cidade
Convidado pela Prefeitura de Porto Velho, o AstroIFRO participou das atividades em comemoração ao aniversário de 111 anos da cidade, realizadas em 2 de outubro. O projeto, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, recebeu mais de 1.400 pessoas, que puderam observar nos telescópios o sol, a lua e o planeta Saturno, no espaço do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
O planetário itinerante, que conta com visitações agendadas, proporcionou a experiência a cerca de 350 pessoas, que foram recebidas por membros do projeto, capacitados para oferecer explicações sobre os fenômenos celestes aos participantes.
De acordo com o membro Laffert Gomes da Silva, “o evento foi um sucesso. Nós atendemos uma boa quantidade de alunos e demais participantes. Foi bom para o crescimento profissional dos alunos, além de divulgar a ciência de forma mais geral, de forma mais popular, levando à população os conceitos de astronomia e das instituições científicas”.
O docente também informou que, durante o evento, os alunos ficaram responsáveis pelos telescópios. Ele completou dizendo que os estudantes foram preparados e realizaram a divulgação das ações diretamente com o público, respondendo às perguntas tanto nos telescópios quanto no planetário. A visitação ao planetário, segundo Laffert, também despertou o interesse do público pela astronomia e pela ciência.
Para o Professor Fernando Dall’Igna, durante o evento, “a equipe do AstroIFRO pôde compartilhar um pouco desse gosto que nós temos pela observação de luas e planetas na astronomia. Isso também percebemos ao despertar em toda a população quando vê um telescópio e muitos não têm acesso a esse tipo de equipamento. Então, essa é uma oportunidade do nosso grupo levar essa atração à população da nossa região”.
Fernando destaca a animação das crianças “em ver pela primeira vez a lua de pertinho, o sorriso que elas têm ao observar, suas expressões e o que falam ao ter acesso a esse tipo de equipamento. É uma oportunidade para levarmos o conhecimento científico para mais perto da população e estreitar a relação entre o IFRO, o Grupo AstroIFRO e a comunidade”, observou.
Redes Sociais