IFRO realiza live para orientar servidores TAEs sobre o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC)
Na sexta-feira, dia 24 de outubro, às 9 horas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realiza uma transmissão ao vivo pelo YouTube com orientações sobre o processo de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). A proposta será implementada nacionalmente, a partir de 2026, para os servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs). A ação é promovida pela Comissão de RSC e pela Comissão Interna de Supervisão (CIS).
A live tem como objetivo esclarecer dúvidas e apresentar informações atualizadas sobre o RSC, instrumento que reconhece a trajetória profissional, as formações e as experiências dos servidores. “Estamos organizando esta live com o objetivo de orientar os Técnicos Administrativos em Educação sobre o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), esclarecendo dúvidas e compartilhando informações importantes sobre o processo. Sabemos que o RSC é um direito que valoriza a trajetória profissional dos TAE, reconhecendo suas experiências, formações e contribuições dentro e fora da instituição. Por isso, queremos proporcionar um espaço aberto de diálogo e esclarecimento, fortalecendo a compreensão e o acesso a esse direito”, explica a Coordenadora Adjunta da CIS e membro da comissão de RSC, Luciana Aguiar.
O Coordenador-Geral da CIS e também membro da comissão de RSC, Fernando Alves, destaca que o encontro virtual será uma oportunidade para alinhar informações e preparar os servidores para a nova etapa. “A RSC é uma forma de reconhecimento e valorização dos técnicos. Embora ainda em tramitação, já temos algumas diretrizes e informações para orientar os TAEs. Nesta live, vamos apresentar o que está posto até agora, detalhar documentos e evidências que poderão ser solicitados, esclarecer critérios e etapas previstas para a implementação a partir de 2026 e abrir espaço para dúvidas. É um momento importante para organizarmos informações, alinharmos expectativas e garantirmos que todos iniciem esse processo com segurança e transparência”, afirmou.
A concessão de gratificação por Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) tem previsão de início a partir de abril de 2026 conforme acordo coletivo de 2024. O Ministério da Educação (MEC), por meio de um Grupo de Trabalho (GT) com representantes do governo, sindicatos e servidores, já concluiu a proposta de regulamentação para a sua criação e funcionamento.
A transmissão será realizada pelo canal do IFRO no YouTube, no link: https://youtube.com/live/9bVqPObUAoY
Redes Sociais