Campus Calama recebe novos equipamentos para o Centro de Tecnologias Químicas e Materiais da Amazônia
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, recebeu novos equipamentos para fortalecer a infraestrutura do Centro de Tecnologias Químicas e Materiais da Amazônia (CENTEQMA). Os materiais já estão sendo utilizados em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Os equipamentos foram adquiridos com recursos de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1,7 milhão, indicada pelo Deputado Federal Thiago Flores, que visitou recentemente o Centro Tecnológico. Durante a visita, o parlamentar foi recebido por professores e estudantes da área de Química, que demonstraram o funcionamento dos novos instrumentos.
Criado em 2021, o CENTEQMA é um laboratório multiusuário vinculado ao Departamento de Pesquisa (Depesp) do Campus Calama. O espaço apoia o desenvolvimento de projetos voltados à Educação, Saúde e Meio Ambiente, atuando nas áreas de Química de Materiais, Produtos Naturais, Biotecnologia e Bioprospecção de compostos aplicados à saúde.
De acordo com as Professoras Minelly Azevedo e Márcia Bay, o impacto do CENTEQMA é transversal e beneficia diversos cursos. “Os equipamentos atenderão não apenas o curso técnico em Química, mas também Engenharia Química e demais cursos do campus, além de permitir parcerias com outras instituições e setores produtivos que demandem infraestrutura científica e tecnológica”, explicam.
As docentes destacam que o investimento amplia as possibilidades de investigação científica e inovação tecnológica. “A nova estrutura melhora a qualidade dos experimentos e análises, amplia as linhas de pesquisa e fortalece a credibilidade institucional para captar novos recursos junto às agências de fomento”, afirmam.
O investimento fortalece a educação, a ciência e a inovação na Amazônia, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e para o desenvolvimento de soluções voltadas à sociedade. “Agradecemos ao Deputado Thiago Flores pelo compromisso com a educação pública e pela valorização da pesquisa e da ciência na Região Norte”, ressaltam as professoras.
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