Dia do Professor: momento de reflexão sobre o papel da educação na sociedade
O Dia do Professor, celebrado nesta quarta-feira, 15 de outubro, é uma oportunidade para reconhecer o papel fundamental dos educadores na formação de cidadãos e no desenvolvimento do país. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, a data é também um convite à reflexão sobre os desafios e responsabilidades que envolvem a educação brasileira.
O Professor Raimundo José dos Santos Filho, doutor em Educação, destaca que a data, mais do que uma comemoração, deve suscitar um debate profundo sobre o significado da docência e as condições em que ela é exercida. “Trata-se de um eufemismo cujo significado parece despertar pouco interesse na sociedade, que normalmente atribui pouca ou nenhuma importância à educação”, observa o docente, ao ressaltar que o Brasil ainda enfrenta grandes desigualdades educacionais.
Aluno da primeira turma no Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação, ofertado na parceria do IFRO com Universidade Estadual de São Paulo Júlio de Mesquita Filho – Campus de Marília (Unesp), o docente reflete sobre o panorama da educação nacional. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2023, o país ainda contabiliza 9,3 milhões de pessoas analfabetas, número que evidencia a persistência de um problema social básico: o acesso universal à educação. Para o Professor Raimundo, essa realidade demonstra que as políticas públicas ainda não conseguiram assegurar o direito à aprendizagem de forma plena. Entre os principais desafios, o docente cita a baixa remuneração dos profissionais da educação, as dificuldades de formação continuada e a precariedade das estruturas escolares, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
“Apesar de o Brasil possuir setores de destaque mundial, como a indústria aeronáutica e o agronegócio, ainda não conseguimos resolver o problema mais essencial: garantir uma educação de qualidade para todos”, pontua. Ele também chama atenção para a necessidade de fortalecer a gestão participativa nas escolas e de incentivar a formação crítica e engajada dos estudantes.
Segundo o docente, muitos dos entraves poderiam ser enfrentados com diálogo e decisões compartilhadas nas próprias instituições. Para Raimundo Santos, o Dia do Professor deve ser um momento de reflexão coletiva. “Mais do que celebrar, é preciso promover um debate que vá além do aspecto simbólico, buscando compreender e enfrentar as deficiências do setor educacional”, afirma.
Ofertas
O IFRO Campus Porto Velho Calama busca reconhecer e valorizar o trabalho dos seus docentes, cuja dedicação e compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão têm contribuído para transformar vidas e fortalecer a educação pública em Rondônia e no Brasil.
Neste ano, segundo o Painel de Indicadores do IFRO, o Campus Porto Velho Calama registra 45 cursos disponibilizados, atendendo a mais de 3 mil matrículas na modalidade presencial, com destaque para os cursos técnicos e de graduação e para a ampliação da oferta de Formação Inicial e Continuada (FIC), voltada à qualificação profissional.
Seus profissionais contribuem para consolidar a unidade como polo de formação tecnológica, científica e profissional. Entre os cursos de graduação ofertados está a Licenciatura em Física (82 matriculados em 2025). Destaca também a formação de novos profissionais nos cursos de bacharelados em Engenharia Civil (168 matrículas), Engenharia de Controle e Automação (147) e Engenharia Química (88), e do Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (129).
Na educação técnica, o campus mantém forte inserção no ensino integrado ao ensino médio. Formando novos técnicos pelos cursos de Edificações (228 matrículas), Eletrotécnica (233), Informática (232) e Química (230). Também são ofertadas formações subsequentes para quem já concluiu o ensino médio, em áreas como Edificações (43), Eletrotécnica (78) e Manutenção e Suporte em Informática (59).
A unidade também se destaca pela oferta de cursos de pós-graduação, como o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (125 matrículas), e especializações lato sensu em Gestão Ambiental (32) e em Internet das Coisas (178).
Outro eixo importante é o de Formação Inicial e Continuada (FIC), que registrou expressivo número de inscrições em 2025, abrangendo desde idiomas — como Espanhol, Inglês e Alemão — até cursos técnicos de curta duração em Inteligência Artificial, Cultura Maker, Robótica, Big Data, Computação em Nuvem, Eficiência Energética e Gestão de Processos.
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