Seminário de Inclusão e Diversidade promove dois dias de reflexão no Campus Ji-Paraná
O SEIND (Seminário de Inclusão e Diversidade) será promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) nos dias 21 e 22 de outubro. Realizado pela Diretoria de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Ensino (DAE/PROEN), o evento será no Campus Ji-Paraná. Haverá palestras, oficinas, rodas de conversa, mostras artísticas e fotográficas, apresentações culturais, entre outras atividades. O foco está na promoção da inclusão, da diversidade e dos direitos humanos no contexto educacional, fortalecendo o compromisso institucional com uma educação mais equitativa, plural e democrática.
“O SEIND representa um marco importante para o IFRO, pois fortalece o compromisso da instituição com a inclusão e a diversidade. Mais do que um evento, é um espaço de diálogo e construção coletiva, onde cada campus contribui para tornar o IFRO mais plural e acolhedor”, ressalta a Psicóloga Vanessa Milani.
Participam coordenadores(as), vice-coordenadores(as) e demais integrantes dos Núcleos de Inclusão e Diversidade do IFRO — NAPNEs, NEABIs e NUGEDs — de todos os campi. Participam também estudantes representantes de cada Núcleo, especialmente aqueles engajados em ações de inclusão, diversidade e promoção dos direitos humanos. Já nos campi que ainda não possuem NEABI ou NUGED, poderão ser indicados servidores(as) e estudantes interessados(as) na criação e fortalecimento desses Núcleos. Cada unidade contará com aproximadamente 10 vagas, distribuídas entre os diferentes Núcleos e os estudantes participantes.
Tendo como objetivo principal promover um espaço de reflexão, o SEIND também promove diálogo e formação sobre temáticas relacionadas à inclusão, diversidade e direitos humanos no contexto educacional. Busca fortalecer a cultura institucional do IFRO, tornando-a mais equitativa, plural e democrática, além de fomentar o protagonismo estudantil e o engajamento dos servidores em práticas que valorizem a diversidade e combatam todas as formas de discriminação.
Conforme a Pedagoga Luciana Ribeiro Tiburtino Aguiar, o Seminário é uma iniciativa que reafirma o papel do IFRO como instituição pública comprometida com a formação cidadã e o respeito às diferenças. “A troca de experiências entre os campi e a socialização de boas práticas durante o evento serão oportunidades valiosas para fortalecer políticas institucionais de inclusão e diversidade, promovendo um ambiente educacional cada vez mais acolhedor, democrático e transformador”, finaliza.
Inscreva-se agora pelo SUAP: https://suap.ifro.edu.br/eventos/inscricao/746/
Redes Sociais