Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes e docentes do Campus Calama participam do XIV Festival Hispânico de Dança, Música e Gastronomia

Publicado: Terça, 07 de Outubro de 2025, 16h48 | Última atualização em Terça, 07 de Outubro de 2025, 16h48 | Acessos: 1114

A professora Maria Rita conduziu toda a apresentação do festival HispânicoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realizou o XIV Festival Hispânico de Dança, Música e Gastronomia, em conjunto com a I Tertúlia Literária e o II Encontro Poliglota. O evento reuniu uma ampla variedade de expressões artísticas e culturais, envolvendo literatura, dança, música, teatro, artes visuais e performances, demonstrando a pluralidade linguística e criativa da comunidade acadêmica.

O Festival Hispânico é realizado anualmente, com apoio do Centro de Idiomas e do Departamento de Extensão, tendo à frente da organização as Professoras Maria Rita Berto de Oliveira e Iranira Geminiano de Melo. Grupos de alunos do ensino médio também auxiliaram na decoração e organização dos espaços.

Nesta edição, o evento recebeu a visita de dez alunos indígenas da Comunidade Parintintin, de Humaitá (AM), acompanhados pela Professora Leidiane Gomes, do Projeto Intercultural da Escola São José. A abertura contou com uma apresentação musical tradicional com flauta de bambu, representando a cultura Parintintin, pelo vice-cacique Walisson Parintintin.

A Professora Maria Rita, que conduziu toda a apresentação, disse que este ano foi mudada a data e a configuração do festival para contemplar melhor os alunos. “Tivemos três eventos juntos: o Festival Hispânico, o Encontro Poliglota e a Tertúlia Literária. Eu, particularmente, fiquei muito satisfeita com as apresentações e com a participação dos alunos e convidados presentes ao evento”, garantiu.

Também esteve presente o grupo Frida Kahlo, formado por alunas do IFRO Campus Ariquemes, que desenvolve projetos de música, poesia e podcast. As estudantes participaram com a encenação “Histórias imaginadas: Crea, Actúa y Comparte”, uma das atrações que integrou a programação multicultural do festival.

E houve ainda a apresentação literária: El reloj del silencio, por alunos do 2º ano do curso de Agropecuária daquele campus. As produções apresentadas contemplaram encenações literárias baseadas em autores hispano-americanos como Pablo Neruda, Eduardo Galeano e Julio Cortázar, além de criações autorais que exploraram temas como memória, sensibilidade e crítica social.

A literatura foi celebrada em recitais poéticos multilíngues, incluindo textos em espanhol, português e alemão. A música teve grande destaque, com interpretações de clássicos do repertório latino-americano e execuções instrumentais de violino e piano que dialogaram com diferentes estilos. As performances de dança, inspiradas em produções audiovisuais e na cultura pop, ampliaram o caráter multicultural do evento. Já as exposições artísticas trouxeram releituras de obras de Pablo Picasso, Frida Kahlo e Salvador Dalí, além de produções autorais que exploraram a identidade latino-americana.

Os alunos da turma de conversação em Alemão, do Centro de Idiomas, realizaram a leitura da poesia Weltende, do poeta alemão Jakob Van Hoddis, em uma atividade que reforçou a integração entre línguas e culturas. A Assistente de Alunos do Campus Calama, Elaine Márcia Souza Rosa, também participou com a exposição de textos poéticos autorais e apresentou o poema Lágrimas do Rio Madeira, chamando a atenção para a importância da leitura acessível por meio de diferentes tamanhos e formatos de letras.

Durante o evento, a Professora Diana Ketlem, da Assessoria de Relações Internacionais (Arint), apresentou o “Programa IFRO pelo Mundo”, de mobilidade educacional. O projeto visa a ampliar as oportunidades de intercâmbio acadêmico para os estudantes, que já participaram de edições na Argentina e os alunos que irão participar na Costa Rica. A iniciativa busca consolidar o programa como política institucional, incentivando o bom desempenho acadêmico e o envolvimento em projetos educacionais.

A Professora Iranira destaca que o festival “configura-se como o evento mais prazeroso e enriquecedor da Instituição, ao realizar anualmente a aproximação da comunidade acadêmica com a cultura dos 21 países hispanofalantes”. Segundo ela, a programação diversificada que inclui literatura, apresentações musicais, danças tradicionais e degustação de iguarias típicas, integra de forma efetiva o conhecimento linguístico, cultural e gastronômico, proporcionando uma experiência formativa ampla e significativa. “Além disso, o festival fomenta a pesquisa e o envolvimento estudantil, consolidando-se como um importante espaço de integração cultural e acadêmica na Educação Profissional e Tecnológica”, conclui a docente.

O Festival encerrou-se com apresentações poéticas, musicais e literárias autorais, além de projetos de integração digital e um coquetel de iguarias típicas. Com programação voltada à valorização das linguagens artísticas, foi espaço de incentivo à formação cultural e o fortalecimento do diálogo entre diferentes expressões e idiomas, destacando o protagonismo estudantil e a arte como instrumento de convivência e reflexão.

  • A_professora_Maria_Rita_conduziu_toda_a_apresentação_do_festival_Hispânico
  • Alunos_da_apresentação_de_dança_e_ditadura_nunca_mais
  • Alunos_explicam_Programa_de_mobilização_estudantil
  • Alunos_no_auditório_durante_apresentação_do_festival_Hispânico
  • Apresentação_de_alunas_cantando_música_de_Adoniran_Barbosa_-_Tiro_ao_Álvaro
  • Apresentação_de_danças
  • Apresentação_do_programa_Mobilidade_Ifro_pelo_mundo
  • Banner_do_evento
  • Cartazes_1
  • Cartazes_sobre_cultura_hispano-americana
  • Encontro_Poliglota_simultâneio_ao_festival_Hispânico
  • Professora_Aline_declamando_poesia_autoral
  • Professora_Iranbira_cumprimenta_os_estudantes
  • Professora_Iranira_e_alunas_da_apresentação
  • Professora_Iranira_fala_durante_a_apresentação
  • Programa_Ifro_pelo_Mundo
  • Tarde_de_apresentação_do_festival_Hispânico
Fim do conteúdo da página