Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes do Programa Partiu IF participam de palestra sobre violência contra crianças e adolescentes

Publicado: Terça, 30 de Setembro de 2025, 15h00 | Última atualização em Terça, 30 de Setembro de 2025, 15h00 | Acessos: 3216

Foto 5O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, promoveu uma palestra sobre “Violência contra Crianças e Adolescentes” para os estudantes do Programa Partiu IF. A atividade integrou a programação organizada pelos coordenadores do projeto, Ivanilse Calderon e Gabriel Bidá, como forma de ampliar a formação cidadã dos participantes.

A palestra foi ministrada por Silvia Gusmão Sória, Escrivã de Polícia da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA). Com formação em Direito e Letras – Inglês, além de pós-graduação em Atendimento Especializado a Crianças e Vítimas ou Testemunhas de Violência, Silvia compartilhou conhecimentos sobre direitos e deveres de crianças e adolescentes, principais crimes cometidos contra esse público e formas de prevenção.

Foi uma experiência muito gratificante participar da palestra no IFRO Campus Porto Velho Zona Norte e dialogar com os estudantes do Programa Partiu IF sobre a violência contra crianças e adolescentes. Durante o encontro, percebi o quanto os jovens estão atentos e interessados em aprender sobre seus direitos, deveres e formas de prevenção. A interação com os estudantes foi um ponto alto da palestra. Eles trouxeram dúvidas, compartilharam experiências e demonstraram genuíno interesse no tema, reforçando a importância de iniciativas que promovam formação cidadã e conscientização desde cedo”, afirmou a palestrante.

O objetivo da ação foi alertar os jovens sobre a importância de conhecer a legislação e de estarem atentos a situações de violência que possam presenciar em seu cotidiano. Para a coordenação do projeto, a iniciativa foi de grande relevância, pois possibilitou o contato com um tema essencial para a fase em que se encontram, fortalecendo a consciência crítica, a proteção individual e coletiva e o papel de multiplicadores em suas comunidades.

Os alunos participaram ativamente, trazendo dúvidas, relatos e exemplos de situações vivenciadas em suas escolas. Para os coordenadores, o Partiu IF vem proporcionando experiências que ultrapassam o aprendizado acadêmico, promovendo também o desenvolvimento humano, social e cidadão dos estudantes.

 

  • Foto_1
  • Foto_2
  • Foto_3
  • Foto_4
  • Foto_5
Fim do conteúdo da página