Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

“Meninas Robóticas” levam oficina de pensamento computacional ao AmazonTech Meninas em Porto Velho

Publicado: Terça, 30 de Setembro de 2025, 11h00 | Última atualização em Terça, 30 de Setembro de 2025, 16h40 | Acessos: 3469

Participantes da oficinaO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, participou de ação voltada ao incentivo da presença feminina na ciência e tecnologia. As estudantes do projeto “Meninas Robóticas” marcaram presença no AmazonTech Meninas. A iniciativa é fruto de acordo de cooperação técnica firmado entre o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14) e a SEDEC/SINE/RO (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico/Sistema Nacional de Emprego/Rondônia). Na ocasião, elas ministraram uma oficina de pensamento computacional utilizando a plataforma Scratch para alunas da Escola Estadual Lydia Johnson de Macedo, em Porto Velho.

O grupo Meninas Robóticas nasceu em 2023, a partir de projeto contemplado pelo Edital nº 28/2023/PVZN – CGAB/IFRO, e é conduzido pelos Professores Ivanilse Calderon, Mariela Tamada e Marcel Rios. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de habilidades aplicadas à ciência e tecnologia, incentivando o pensamento lógico e criativo de estudantes do ensino médio. O projeto também é parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), referência nacional na promoção da participação feminina na área.

Ivanilse Calderon, que acompanhou a ação, ressaltou a importância desse momento para o campus e para as participantes. “Estou muito orgulhosa e feliz ao ver as meninas compartilhando o que aprenderam nas oficinas do projeto de robótica. Elas demonstraram competência, dedicação e entusiasmo em ensinar”, afirmou.

As alunas do 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio relataram o impacto positivo da experiência. Para Yasmin Neves, a apresentação do site do Scratch foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. “Essa iniciativa ampliou meus conhecimentos e também os das alunas da Escola Lydia Johnson em tecnologia, programação e trabalho em equipe. Além disso, mostrou que a robótica e a tecnologia são espaços para meninas, fortalecendo minha motivação e confiança para o futuro acadêmico e profissional”, disse a estudante.

Conforme Emily Fermino de Macedo, “foi um momento de extrema importância, em que pudemos apoiar meninas de diferentes idades. Ensinamos como utilizar a plataforma Scratch e falamos da importância da tecnologia para resolver problemas por meio do pensamento computacional. Estar perto dessas meninas e incentivá-las foi algo incrível, pois sabemos que todas têm capacidade e só precisam de incentivo para alcançar um futuro brilhante”, destacou mostrando o caráter transformador da ação.

Já Ingrid Martins ressaltou a contribuição da atividade para sua própria formação e para a inspiração das alunas participantes. “Além de aprender mais sobre pensamento computacional, percebi como essa forma de pensar ajuda a resolver problemas do dia a dia de maneira organizada e criativa. O mais especial foi compartilhar esse aprendizado com outras meninas e mostrar que a tecnologia também é espaço para nós”, relatou a aluna.

Para Ana Luysa, a experiência teve um caráter de realização pessoal, tendo sido “muito legal poder compartilhar o que aprendi sobre pensamento computacional e ver as meninas se interessando. Ensinar algo que fez diferença no meu aprendizado trouxe sensação de realização e me mostrou como a troca de conhecimento é poderosa. Espero que minha experiência tenha contribuído para aumentar a confiança delas na tecnologia”.

Os docentes apontam que a participação proporciona inclusão e empoderamento feminino em áreas estratégicas da ciência e da tecnologia, demonstrando que a formação em robótica, programação e pensamento computacional pode se transformar em instrumento de aprendizagem, inspiração e transformação social para as novas gerações.

 

 

  • Equipe_IFRO_e_da_escola
  • Meninas_Robóticas
  • Oficina_1
  • Oficina_2
  • Oficina_3
  • Participantes_da_oficina
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.