Publicado edital de fomento aos Núcleos de Arte e Cultura
A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Proex/IFRO) publicou o Edital de Apoio aos Núcleos de Arte e Cultura (NAC). O apoio é para o desenvolvimento de práticas artístico-culturais, por meio de ações entre o IFRO e a comunidade externa, tendo em vista a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, do acesso às manifestações artísticas e culturais de sua comunidade e de outras regiões do país e da qualidade de vida das comunidades participantes.
Para a Coordenadora do Projeto Cultura Liberta, Janaina Leite, o fortalecimento dos NACs viabiliza a realização de cursos e eventos com o intuito de contribuir para a promoção, visibilidade e consolidação da arte, do patrimônio e da cultura no estado de Rondônia. Os projetos selecionados poderão contemplar uma ou mais linhas de atuação, como artes visuais, artes cênicas, dança, música, literatura e outras, sempre vinculadas a um tipo de manifestação artística e devem contemplar, no mínimo, a oferta de cursos de curta duração e a realização de eventos. O público do projeto deve ser obrigatória e majoritariamente as pessoas da comunidade externa.
Segundo o Reitor do IFRO, Moisés Souza, o fomento às ações de arte e cultura são fundamentais para a formação integral dos estudantes. “As ações desenvolvidas pelos NAC propiciam aos alunos experiências únicas, com base na pluralidade de ideias e na valorização da diversidade, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e formação cidadã”, afirmou.
Cada projeto será contemplado com o valor de até R$ 62.900,00, com bolsas destinadas a coordenadores de projetos e a alunos dos cursos técnicos, também haverá auxílio ao pesquisador para a aquisição de materiais permanentes e custeio das atividades. A submissão de projetos vai até 21 de outubro, via Sistema SUAP. Podem ser proponentes servidores designados como coordenadores dos Núcleos de Arte e Cultura (NAC) em cada um dos 10 campi do IFRO. Será contemplado um projeto por unidade.
A Pró-Reitora de Extensão Érica Navarro, mostra que as ações de extensão realizadas pelos núcleos de arte e cultura promovem a criatividade, as relações interpessoais, fortalecem a transformação social e democrática da comunidade, enriquecem o patrimônio cultural do país e impulsionam a economia criativa. “Este edital visa a ampliar as ações que já são desenvolvidas nos campi, beneficiando a comunidade local onde o campus está inserido”.
Projeto Cultura liberta
O Projeto Cultura Liberta é fruto de parceria com a Deputada Federal Cristiane Lopes, que destinou emenda parlamentar ao IFRO para a realização de ações voltadas à promoção da arte, cultura e patrimônio nos campi. A realização das ações tem o intuito de contribuir para a promoção, visibilidade e consolidação da arte, do patrimônio e da cultura no estado de Rondônia, compartilhar ações exitosas dos Núcleos de Arte e Cultura, criar espaços para que os alunos, servidores e comunidade possam compartilhar seus trabalhos artísticos, performances, talentos e habilidades, tanto para o público interno quanto externo; promover a arte, o patrimônio e a cultura rondonienses e da região; e homenagear artistas e/ou produtores de arte com atuação no estado.
Confira o edital completo neste link aqui.
Redes Sociais