Exposição Matemática movimenta o Campus Porto Velho Zona Norte com foco na geometria e na integração entre estudantes
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou, no dia 17 de setembro, a “Exposição Matemática: No Mundo da Geometria”. A atividade reuniu estudantes e servidores em uma experiência prática e interativa de aprendizado.
Organizada pelos próprios alunos, a mostra envolveu desde a logística até a montagem do espaço expositivo, que recebeu turmas dos Cursos Técnicos em Informática e em Administração Integrados ao Ensino Médio, além de estudantes do Programa Partiu IF.
Conforme a responsável pela orientação da atividade, Luci Peter, “a Exposição Matemática possui a finalidade de vivenciar e contextualizar os assuntos teóricos estudados no decorrer das aulas com a prática, em forma de construção. A participação dos estudantes foi imprescindível durante o processo e, no dia da culminância, eles apresentaram os trabalhos para os visitantes, relatando o que vivenciaram e o aprendizado adquirido.”
A produção dos materiais incluiu diferentes etapas, com uso de papel colorido, palitos com jujubas, massinha de modelar e observação de objetos do cotidiano em formato de sólidos geométricos. Durante a exposição, os alunos do Programa Partiu IF tiveram papel de destaque, auxiliando na mediação e mostrando de forma lúdica como a matemática pode ser aplicada em situações práticas.
Gleicikelly Trindade dos Santos, estudante do Técnico Integrado de Administração, relatou sua experiência contando ter aprendido “a montar um tangram na exposição. Eu já havia tentado antes e não conseguia, mas os colegas do Programa Partiu IF me ensinaram e consegui concluir”. A participação estudantil foi com entusiasmo, uma vez que a exposição garantiu um espaço de integração e criatividade, proporcionando experiências que ampliam o conhecimento e despertam o interesse pela ciência e pela educação.
Os Coordenadores Ivanilse Calderon e Gabriel Bidá ressaltaram o envolvimento coletivo que tornou o evento possível. “Estamos muito felizes com a dedicação dos estudantes e professores para que o evento acontecesse. Agradecemos também o apoio da CSG e da CGTI na parte logística, que foi fundamental para o sucesso da exposição”. Eles também avaliaram que a atividade trabalhou o aprendizado matemático junto a competências como organização, trabalho em equipe e interação entre diferentes públicos.
Redes Sociais