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Projeto Partiu IF promove oficina de programação com foco em ecologia e gamificação no Campus Porto Velho Zona Norte

Publicado: Quarta, 24 de Setembro de 2025, 12h40 | Última atualização em Quarta, 24 de Setembro de 2025, 12h40 | Acessos: 1606

Imagem 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou uma oficina de programação voltada para estudantes da rede pública, integrando conceitos de ecologia e gamificação. A atividade faz parte do Projeto Partiu IF, que semanalmente reúne cerca de 80 jovens em ações voltadas para ciência, tecnologia e inovação.

A oficina intitulada “Ecologia e Gamificação: Alimentando o Coelho no MakeCode Arcade” foi conduzida pelo professor convidado João Gabriel Marinho Morais, egresso do curso de Sistemas para Internet do IFRO e atualmente desenvolvedor de jogos.

Tive a oportunidade de ministrar uma oficina de Gamificação para os alunos do Projeto Partiu IF, no Campus Porto Velho Zona Norte. Como egresso do curso de Sistemas para Internet e hoje desenvolvedor de jogos, foi muito especial retornar à instituição para compartilhar minha experiência. Durante a oficina, os alunos aprenderam sobre programação e design de jogos, explorando desde a mecânica até a estética. Juntos, desenvolvemos um jogo com o tema Ecologia, unindo criatividade, aprendizado e reflexão sobre a preservação ambiental”, afirmou João Gabriel.

Os estudantes desenvolveram jogos digitais na plataforma MakeCode Arcade, vivenciando um processo de aprendizagem lúdico e colaborativo. Segundo os coordenadores do projeto, Gabriel Bidá e Ivanilse Calderon, a ação reforça o propósito da iniciativa. “Ver um egresso de nossos cursos retornar para compartilhar conhecimentos é gratificante e fortalece o propósito do programa em abrir caminhos para os jovens da rede pública”, destacaram os professores.

O Projeto Partiu IF é desenvolvido pelo Campus Porto Velho Zona Norte em parceria com o Departamento de Extensão (Depex) e a Coordenação de Formação Inicial e Continuada (CFIC). A iniciativa busca ampliar o acesso de estudantes da rede pública a experiências que unem tecnologia, criatividade e temáticas sociais relevantes, como a preservação ambiental.

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