Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO, FAPERO e SEDEC discutem parcerias em ciência e tecnologia para impulsionar economia de Rondônia

Publicado: Quinta, 18 de Setembro de 2025, 18h07 | Última atualização em Quinta, 18 de Setembro de 2025, 18h07 | Acessos: 227

Propesp 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) reuniu-se em 10 de setembro com a Fundação Rondônia de Amparo à Pesquisa (Fapero) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Sedec) para tratar de parcerias voltadas ao desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do estado. O encontro ocorreu na Reitoria do IFRO, em Porto Velho.

Participaram da reunião o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza, a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Xênia de Castro Barbosa, a Assessora de Relações Internacionais do IFRO, Diana Ketlen, o Presidente da Fapero, Paulo Haddad, o Coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedec, Pedro Matheus Farias Lima, e a Assessora da Sedec, Alissa de Souza Lopes. De acordo com os representantes das instituições, a reunião marcou o primeiro diálogo formal entre IFRO, Fapero e Sedec, com expectativa de gerar parcerias estratégicas para fortalecer a ciência, a tecnologia e a inovação em Rondônia.

O IFRO tem o compromisso de colaborar com o desenvolvimento econômico sustentável de Rondônia. A educação profissional e tecnológica é essencial para formar os recursos humanos que o estado necessita”, afirmou o Reitor, ao agradecer a presença dos representantes da Sedec e da Fapero.

O presidente da Fapero comentou sobre a longeva parceria entre a Fundação por ele liderada e o IFRO, e sobre oportunidades de captação de recursos junto ao setor energético, para impulsionar ações de pesquisa e desenvolvimento no estado.

Entre os encaminhamentos, a Assessora de Relações Internacionais do IFRO apresentou a proposta de cursos gratuitos de idiomas para servidores do governo estadual, ideia que deverá ser avaliada em parceria com a Escola de Governo. Já o representante da Sedec solicitou apoio do IFRO para ações de pré-incubação e incubação de empresas, convidando a instituição a participar de reunião específica sobre o tema com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Lauro Fernandes da Silva Júnior. O convite foi aceito pelo IFRO.

Na ocasião, a Pró-Reitora Xênia Barbosa também pediu o apoio da Sedec para a realização da I Bienal Integrada de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação, que ocorrerá em conjunto com o 9º Encontro Nacional das Editoras da Rede Federal (Enedif 2025). O Coordenador Pedro Lima colocou-se à disposição para intermediar o diálogo com o secretário da pasta, visando à assinatura de um termo de fomento.

Segundo a Professora Xênia, os dois eventos têm pontos de convergência com os objetivos da Sedec, como o letramento científico e tecnológico, a exposição de protótipos e produtos, a articulação de agentes de inovação e o incentivo à leitura como ferramenta de desenvolvimento social e econômico.

  • Propesp_1
  • Propesp_2
Fim do conteúdo da página