Equipe de Handebol feminino do IFRO vence a etapa regional no JIFEN 2025
A equipe de Handebol feminino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) sagrou-se campeã do JIFEN 2025 (Jogos dos Institutos Federais da Região Norte). As atletas mostraram garra, talento e espírito de equipe e agora se preparam para a etapa nacional. Realizado de 24 a 29 de agosto, em Macapá (AP), o JIFEN 2025 recebeu delegações dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Na edição deste ano, o IFRO foi representado por 49 atletas de diversas unidades.
A goleira da equipe de handebol feminino, Ana Clara Silva Cruz, conta que a “preparação foi intensa, com muitos treinos durante horário de almoço, pois era os únicos horários em que podíamos. Treino nos finais de semana. Os treinos foram dinâmicos, nunca repetitivos e muito importante para o engajamento do time”.
“Foi uma sensação incrível, pois não era de hoje que a gente vinha atrás dessa conquista e foi muitos anos de dedicação nossa e principalmente do Professor Rafão (Rafael Romanholo, Professor de Educação Física), que deixou muitas vezes de estar com a sua família nos fins de semana para dar treino pra gente”. Estudante do 2º período de Engenharia Agronômica no Campus Cacoal, Ana Clara ainda ressalta: “para quem pensa em jogar handebol representando o IFRO, saiba que vocês serão muito bem-vindas, terão um papel muito importante e um legado a carregar e manter”.
Conforme Karolina Bonfim Stevanelli, do 2º período de Geografia e jogadora na posição de ponta esquerda, “a preparação para esse campeonato foi muito intensa e desafiadora. Tivemos que conciliar os treinos com a rotina de estudos e, muitas vezes, até abrir mão de alguns momentos, como os horários de almoço, para estarmos presentes nos treinos. Não foi fácil, mas cada esforço valeu a pena. A dedicação de todos os atletas e o compromisso em não faltar nos treinos foram fundamentais para que conseguíssemos chegar preparados ao JIFEN”.
A estudante diz que trazer para Rondônia a medalha de ouro foi uma sensação incrível. “Essa conquista representa não só uma vitória dentro de quadra, mas também a realização de um dos meus maiores sonhos. Já tinha chegado muito perto em outra oportunidade e isso só aumentou ainda mais minha vontade de ganhar. Conquistar o primeiro lugar é a prova de que todo o esforço, cada treino e cada sacrifício valeram a pena. É uma mistura de alegria, gratidão e orgulho por fazer parte dessa história com minha equipe”. E completa fazendo o convite: “venham sem medo! Se entreguem de verdade aos treinos, porque só com dedicação e disciplina é possível alcançar grandes conquistas. Treinar é essencial, não existe atalho para ser campeão. Aproveitem tudo que o IFRO oferece, porque além do esporte, essa experiência traz muito aprendizado para a vida. Viver o handebol é algo único, é uma paixão que transforma e que vale cada momento de esforço”.
O Professor de Educação Física do Campus Cacoal e treinador da equipe, Rafael Romanholo, explica ter sido a primeira vez que o handebol feminino do Instituto Federal de Rondônia ganhou a Etapa Norte. E avalia que ir para a Etapa Nacional é “uma conquista nossa enquanto IFRO, e isso é muito importante para visualização do handebol do Campus Cacoal”.
Jogos dos Ifs
Além da equipe feminina de Handebol, a delegação de Rondônia no Jogos dos Institutos Federais da Região Norte teve competidores nas seguintes modalidades: futsal, basquete, tênis de mesa, natação, judô, xadrez e atletismo. Junto com os alunos-atletas estavam servidores, que acompanharam a delegação durante as competições e nas outras atividades do evento.
Representando uma importante ferramenta de educação, integração e aprendizagem esportiva entre os jovens, os Jogos dos Institutos Federais (JIFs) são tradicionais dentro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, contando com apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). Cada atleta precisa passar por três níveis: estadual, regional e nacional.
A primeira etapa é disputada com representantes dos campi da própria instituição. Em Rondônia, o JIFRO tem o papel de seleção estadual. Os vencedores representaram a instituição na etapa regional e os campeões seguem para a etapa nacional. O JIF Nacional 2025 tem previsão de acontecer na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 24 e 29 de novembro, sendo sediado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
Redes Sociais