Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunas do Campus Calama vão disputar Olimpíada Nacional de Robótica em Vitória

Publicado: Segunda, 15 de Setembro de 2025, 14h15 | Última atualização em Segunda, 15 de Setembro de 2025, 14h15 | Acessos: 267

Estefany Aryela e o professor CledenilsonCinco alunas do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, disputarão competição em Vitória (ES). Elas foram finalistas da Olimpíada Estadual de Robótica e agora vão disputar a modalidade nacional, que será realizada no período de 13 a 19 de outubro próximo.

Estefany Simões de Almeida e Aryela Freitas Souza, ambas do 3º ano A de Informática, são remanescentes da segunda fase do ‘Grupo Estrogênias – Meninas nas Ciências’, coordenado pelo Professor Cledenilson Souza Martins. O grupo incentiva a participação de adolescentes na programação de robótica e de informática por meio criativo da tecnologia.

A Olimpíada Estadual de Robótica ocorreu nos dias 28 e 29 de agosto, no IFRO Campus Porto Velho Zona Norte. Estefany e Aryela disputaram a Olimpíada na modalidade de Resgate II, quando os robôs construídos com Lego – pequenas peças de plástico que se encaixam permitindo combinações - percorrem as pistas programadas com rampas e obstáculos.

A dupla, denominada AEGirls, não estava muito confiante neste ano. Estefany disse que estava um pouco sem esperança, pelo fato de serem só as duas e ela achou que não dariam conta. Porém, como afirma Aryela, o robô venceu os obstáculos e fez todo o percurso, deixando-as surpreendidas com o resultado da competição que tinha cerca de trinta equipes. Segundo elas, a pista esse ano era ainda mais difícil, com rampa e gangorra. Mas possibilitou ainda a superarem o recorde que era da equipe de Ji-Paraná, que venceu a etapa durante três anos seguidos.

Agora elas estão em fase de ajuste do robô para participar da etapa nacional. Segundo Aryela, esse ano a experiência foi ainda mais desafiadora, pois tiveram pouco tempo para se preparar e ela não acreditava na colocação até o momento final. Estefany também se disse surpresa, pelo fato de que tiveram que readaptar a programação do robô em menos de duas horas, mas que, apesar do imprevisto, elas gabaritaram, ou seja, o robô fez satisfatoriamente todo o percurso da pista.

 

Robótica e expressões artísticas

Suzana Geovana e Danielly com a professora Camila SerrãoOutras três alunas disputaram a OBR na modalidade artística e também foram classificadas para a etapa nacional. São elas: Geovana Evangelista Barros de Freitas e Danielly Magno Barbosa; ambas do 3º ano B; e Suzana Lourenço Alcântara, do 2º ano B, todas do ensino médio em Informática. Com a temática ‘Divas do Pop’, elas homenagearam Lady Gaga e criaram uma coreografia para dançar com os robôs a partir da canção Born this way.

São três robôs artísticos; dois produzidos em Lego e um maior, que fica no meio dos outros dois, produzido em Arduíno – plataforma de hardware e software de código aberto que facilita a criação de projetos interativos e eletrônicos. A classificação para a final as deixou empolgadas porque, segundo elas, havia muitas equipes competindo na estadual.

Para Geovana, a experiência é nova, pois participa pela primeira vez da Olimpíada de Robótica. Suzana reforça que é o primeiro projeto do qual participa e gostou muito. Daniely participou no ano passado e agora está com a nova equipe. Para a fase nacional, elas planejam confeccionar um novo figurino para o robô, que utiliza material reciclável como papelão, plástico e tecido e torcem para que a viagem a Vitória dê certo. Também agradecem ao estímulo que os Professores Cledenilson Martins e Camila Serrão dão para que elas sejam bem sucedidas nas competições.

  • A_competição
  • Aryela_e_Estefany1
  • As_duas_equipes-_Estefany_e_Aryela_e_Geovana_-_Danielly_e_Suzana_disputam_a_OBR
  • Estefany_-_Aryela_e_o_professor_Cledenilson
  • OBR
  • Os_robôs_artísticos_e_as_medalhas_alcançadas
  • Suzana_-_Geovana_e_Danielly_com_a_professora_Camila_Serrão
Fim do conteúdo da página