Estudantes do Campus Ji-Paraná apresentam pesquisa sobre mulheres negras em cargos de gestão em seminário internacional
Integrantes do Neabi/Jipa/IFRO (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Ji-Paraná) apresentam pesquisa em seminário internacional sobre africanidades e afrodescendências.
As estudantes Leisaluz da Silva Assumpção, Max de Souza Lemos e Viviane Soares Guimarães, sob coordenação da Professora Mônica Apolinário, participaram do V Seminário Internacional de Educação em Africanidades e Afrodescendências e do III Seminário da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: “Nem Casa Grande nem Senzalas. Estamos no mundo para construir Quilombos!”. No evento, as acadêmicas apresentaram o artigo “Desigualdade em foco: mulheres negras em cargos de gestão no Instituto Federal de Rondônia”, no GT 4 “Mulheres, racismo, intergeracionalidade e lutas sociais”, coordenado pelas Professoras Nathália Diógenes e Valéria Costa (UFPE).
A pesquisa analisa a presença de mulheres negras em cargos de gestão no IFRO, entre 2014 e 2024, com foco em funções como Reitoria, Pró-Reitorias e Diretorias-Gerais. Os resultados evidenciam a sub-representação de mulheres negras nesses espaços, reforçando a importância do debate sobre igualdade racial e de gênero na gestão institucional.
Segundo Leisaluz da Silva Assumpção, “foi um momento único em que compartilhamos conhecimento com outras acadêmicas que lutam pela mesma causa que nós: o antirracismo”. O trabalho reafirma o compromisso do Neabi/Jipa com a valorização da diversidade étnico-racial e de gênero, fortalecendo a luta contra o racismo e o sexismo institucional e contribuindo para a construção de políticas educacionais mais inclusivas.
Conforme a Professora Mônica, que é Chefe Departamento de Educação Inclusiva e Diversidade (DEID), o trabalho é a demonstração do compromisso do Neabi/Jipa com a valorização da diversidade étnico-racial e de gênero, fortalecendo a luta contra o racismo e o sexismo institucional e contribuindo para a construção de políticas educacionais mais inclusivas.
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