IFRO fortalece parcerias com FAIFCE por meio de visita técnica dos Macroprojetos Força do Campo e Comunidades Fortes II
Representantes dos Macroprojetos Força do Campo e Comunidades Fortes II, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), nos dias 7 e 8 de agosto, realizaram uma visita técnica à Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão do Instituto Federal do Ceará (FAIFCE). A iniciativa teve como principal objetivo estreitar o diálogo entre os projetos desenvolvidos pelo IFRO e gerenciados pela Fundação, promovendo maior alinhamento institucional e agilidade na execução das ações voltadas às comunidades atendidas.
Durante os dois dias de atividades, os Professores Patrícia de Menezes, William Kennedy, Magno Amorim (Projeto Força do Campo) e Marcel Araújo (Projeto Comunidades Fortes) participaram de reuniões estratégicas com a equipe gestora da FAIFCE, incluindo o presidente da Fundação, Ernani Leite e as mentoras dos projetos: Bárbara Bezerra, Roberta Nunes e Zandra Dumaresq.
A visita teve como objetivo conhecer os processos internos da FAIFCE e as equipes responsáveis por sua execução; realinhar ações previstas nos planos de trabalho dos Macroprojetos, considerando demandas emergentes das comunidades; fortalecer a articulação institucional entre IFRO e FAIFCE para otimizar entregas e resultados
No encerramento da visita, os participantes tiveram a oportunidade de integrar uma formação voltada aos Polos de Inovação Tecnológica e à Propriedade Intelectual, com foco na produção de saberes associados e não associados aos Povos e Comunidades Tradicionais. A atividade reforçou o compromisso dos projetos com o respeito à diversidade cultural e à valorização dos conhecimentos originários.
Em depoimento, o Professor William Kennedy destacou: “visualizo, após a visita, muita potencialidade na produção de saberes inovadores e tecnologias sociais advindas dos Povos e Comunidades Tradicionais em Rondônia, incluindo aquelas atendidas pelos Macroprojetos como Força do Campo e Comunidades Fortes”. Para concluir, afirmou que contribuiu na promoção de ações integradas, inclusivas e transformadoras, com foco no desenvolvimento sustentável e na valorização das comunidades locais de Rondônia.
Extensão
O Projeto Força do Campo é realizado por meio de emenda parlamentar na ordem de R$ 15.312.094,00 destinada pelo Senador do Estado de Rondônia, Jaime Bagatoli. A equipe do Projeto Força do Campo é composta pela Médica Veterinária Ana Claudia da Costa Guiraud e pela Engenheira Agrícola Patrícia Cândida Menezes, ambas do Campus Colorado do Oeste. Também fazem parte da equipe o Engenheiro Agrônomo Magno Batista Amorim, do Campus Cacoal, o Cientista Social William Kennedy do Amaral Souza e o Especialista em Governança Pública e Gestão Administrativa Ezedequias Dias de Souza, ambos do Campus Vilhena.
Já o Projeto Comunidades Fortes é coordenado pelo Professor William Kennedy do Amaral Souza, juntamente com os Coordenadores de Núcleo Mônica Apolinário, Marcel Emeric Bizerra Araújo e Áurea Dayse Cosmo da Silva. Com o projeto, vem sendo desenvolvidas atividades voltadas para o fortalecimento econômico e cultural de povos e comunidades tradicionais.
O objetivo do Comunidades Fortes é a realização de um conjunto de atividades de formação e de extensão técnica e tecnológica para povos e comunidades tradicionais de Rondônia, principalmente os que se encontram no Vale dos Rios Guaporé e Mamoré, como forma de agregar valor aos arranjos produtivos dessas comunidades, promover desenvolvimento sustentável e preservar as tradições culturais.
São contemplados planos de ação extensionistas (cursos e assessorias) e aquisição de máquinas, equipamentos e materiais em geral, no intuito de melhorar a formação do público-alvo, criando uma infraestrutura que proporcione o máximo de experiência durante os cursos, palestras e oficinas práticas. A ação é realizada com recurso de emenda parlamentar destinada pelo Senador Confúcio Moura.
Redes Sociais