Integração entre cursos marca ciclo de seminários no Campus Colorado do Oeste
Estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica e Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, participaram do Ciclo Integrado de Seminários, uma iniciativa pedagógica que promoveu o compartilhamento de saberes entre diferentes níveis de formação.
A atividade foi realizada entre os dias 2 e 16 de julho de 2025 no Auditório do Centro de Convenções do campus. Ela reuniu aproximadamente 130 estudantes, envolvendo o 3º período da graduação em Engenharia Agronômica e os 2º anos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. O evento é vinculado às disciplinas de Microbiologia do Solo e Produção Vegetal II, sob orientação da Professora Érica de Oliveira Araújo.
Segundo a docente, o seminário foi adotado como uma metodologia ativa capaz de proporcionar um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e significativo. “O seminário vai além de uma atividade avaliativa: é um exercício de construção coletiva do saber, fortalecimento da oralidade acadêmica, aprimoramento da argumentação e desenvolvimento de postura e liderança”, destaca.
Para a Professora Érica, a proposta do ciclo também cumpre o papel de estimular a interdisciplinaridade e a integração entre os cursos, ampliando a troca de experiências e o contato entre discentes de diferentes formações. “É uma prática que estimula o planejamento, a capacidade de organização e o aprofundamento intelectual de forma equitativa entre os participantes”, conclui.
A turma de graduação em Engenharia Agronômica avaliou positivamente a experiência, destacando o desafio e os aprendizados envolvidos. “Achamos a experiência integradora e inovadora, principalmente por nos desafiar e nos preparar para o mundo do trabalho, quanto à postura, apresentação e comunicação. Aqui é o momento de desenvolvermos nossa segurança acadêmica, e essa prática contribuiu muito para nossa formação”, relataram Eduardo Satiro Reis, Giselia Soares de Souza e Iasmin Cabral de Moraes.
A metodologia educacional adotada fortalece a formação crítica, prática e comunicativa de estudantes, de forma a garantir o preparo de forma mais ampla para os desafios acadêmicos e profissionais. A acadêmica Kewrily Marques Lino também comentou sobre o caráter exigente e ao mesmo tempo formativo da proposta, dizendo que “foi algo bem desafiador e rígido quanto à metodologia de avaliação, mas ao mesmo tempo esclarecedor, pois sabíamos exatamente o que seria cobrado”.
No Ciclo de Seminários houve a aplicação de uma ficha de avaliação para as apresentações, que foi apontada como um diferencial positivo. “Ela deixa claros os quesitos avaliativos, permitindo que o grupo se organize melhor e saiba quais pontos precisam ser aprimorados”, avaliou a acadêmica Geslaine Gomes Carvalho.
Redes Sociais