Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

30 crianças de 9 e 10 anos são atendidas pelo projeto English for Kids do Campus Vilhena

Publicado: Segunda, 07 de Julho de 2025, 15h30 | Última atualização em Segunda, 07 de Julho de 2025, 15h30 | Acessos: 613

Kids Vilhena 4O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, deu início a uma nova edição do projeto English for Kids, que oferta aulas de língua inglesa para crianças de 9 a 10 anos matriculadas na rede municipal de ensino.

A iniciativa, coordenada pela Professora Maria Helena Ferrari, é vinculada tanto ao Centro de Idiomas quanto ao Departamento de Pesquisa da instituição. Está em sua sexta edição e, pela primeira vez, conta com aporte de verba parlamentar para sua execução.

Nesta edição, estão sendo atendidas 30 crianças em um curso com carga horária de 160 horas, distribuídas em três encontros presenciais semanais de duas horas. As aulas são conduzidas com base em uma metodologia sociointeracionista que utiliza histórias infantis como ponto de partida para o aprendizado. A proposta busca desenvolver não apenas as quatro habilidades linguísticas — fala, escuta, leitura e escrita —, mas também competências que contribuem para a formação integral das crianças, como criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe.

De acordo com a Professora Maria Helena, os recursos recebidos por meio de emenda parlamentar do Senador Jaime Bagattoli, no valor de aproximadamente R$ 165 mil, estão sendo utilizados para a aquisição de equipamentos e de insumos voltados à estruturação do Smart Lab, o novo laboratório de línguas do Centro de Idiomas do IFRO.

O espaço será utilizado inicialmente para as atividades do English for Kids, possibilitando o uso de práticas pedagógicas inovadoras em um ambiente moderno e adequado ao ensino de línguas. Ainda segundo a Coordenadora, a proposta é democratizar o acesso ao ensino de inglês desde os primeiros anos da educação básica, especialmente em contextos em que o idioma ainda não está inserido na grade curricular.

Ao longo de suas edições, o projeto já foi realizado em diferentes municípios do Cone Sul de Rondônia, consolidando-se como uma ação de impacto educacional e social voltada à infância, avalia a Coordenadora da ação.

  • Kids-Vilhena_1
  • Kids-Vilhena_2
  • Kids-Vilhena_3
  • Kids-Vilhena_4

Fim do conteúdo da página