Projeto Todo Mundo Lendo desenvolve ações de fomento à leitura no Campus Ji-Paraná
O Projeto Todo Mundo Lendo, coordenado pelo GELLIC – Grupo de Estudos em Leitura, Linguagens e Identidade Cultural, desenvolve ações de fomento à leitura desde 2013 no Instituto Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná. O projeto tem como principais atividades os cafés literários, a parada para leitura, discussões e debates de obras literárias, o clube da leitura, entre outras ações. É um momento de descontração e exclusivo para apreciar uma boa leitura entre alunos, servidores e funcionários terceirizados, que podem escolher o local e a forma como desejam realizar sua leitura dentro das dependências do campus.
No dia 10 de Junho de 2025, o campus vivenciou a ação de Parada para a Leitura, em que todos os setores param durante uma hora para dedicarem-se à leitura. Os coordenadores do projeto, com ajuda dos alunos do Grêmio, organizaram os espaços para esse momento. “Ajudar na organização e decoração dos espaços foi uma experiência ímpar e agradável, uma vez que considero fundamental esse incentivo à leitura, pois ela abre nossas mentes”, destacou Samuel Luiz de Oliveira Neto, discente do 2º ano B do Curso Técnico em Química.
Para a aluna Maria Iasmin Modtkowski do 1º ano B do Curso Técnico em Química, “ler é permitir que a alma respire por entre palavras. Leitura é sabedoria, quanto mais lemos mais aprendemos. Acho que deveriam acontecer mais ações como essa, não só no campus, mas também fora dele para incentivar cada vez mais pessoas a desfrutarem os benefícios que a leitura traz ao nosso cotidiano”. Os funcionários da empresa terceirizada também participaram do momento da leitura, e para Sebastiana Barbosa da Silva “ler com os alunos foi um momento muito legal, deu a nós uma sensação de pertencimento, ficamos muito contentes com o convite”, destacou a funcionária.
Para Letícia Carvalho Pivetta, Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, esses momentos de parada para leitura são importantes e têm a finalidade de exercícios mentais de concentração, já que vivemos em um ritmo acelerado imposto pelos meios digitais. “Essas atividades de concentração ajudam nosso desenvolvimento cognitivo e humano e ampliam nosso poder de criticidade”, reforçou a diretora.
Conforme o Coordenador do projeto, Luís Medeiros, a leitura proporciona momentos de aprendizagem e fruição, e ter espaço para essas atividades é crucial para que os alunos tenham vivências além da sala da aula. “Essas ações reverberam o compromisso do IFRO com as atividades de ensino, propiciando aos alunos momentos ricos de trocas de experiências e conhecimento. E no segundo semestre haverá novas programações do Projeto Todo Mundo Lendo”, afirma o professor.
Redes Sociais