Biblioteca do Campus Calama intensifica campanha de doação de livros com programação especial no Dia dos Namorados
A Biblioteca do Campus Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), realiza programação especial neste dia 12 de junho, em que se comemora o Dia dos Namorados. A programação conta com a Palestra ‘Amor ou Dependência?’, Playlist romântica e sorteios de livros que movimentam o dia com a finalidade de intensificar a 4ª Campanha de Doação de Livros de Filosofia e de Literatura.
Com o tema “Tá a fim de um amor ou de uma ideia?”, a iniciativa promove o hábito da leitura, o consumo consciente e valoriza as bibliotecas como espaços culturais vivos dentro da comunidade acadêmica. A biblioteca preparou um ambiente temático com painéis sobre amor e amizade, e, ao longo do dia, os participantes poderão desfrutar de uma programação que inclui músicas românticas na Rádio IFRO, sorteios de livros e chocolates, além de atrações como aula de ritmos, palestra e apresentações de dança. Às 10h, haverá uma aula de Ritmos com a professora Dany Sousa, em frente ao elevador do campus. Às 15h, o psicólogo Wilverson Paes ministra a palestra “Amor ou Dependência?”, no auditório do campus.
Já à noite, às 20h40, a programação encerra com uma apresentação de ritmos latinos — bachata e zouk — com Juliana Volpi e Thiago Rosas, também acompanhada de sorteios. Desde 2014, quando a campanha foi criada, o acervo literário do campus passou de apenas quatro livros para quase sete mil, sendo a maioria proveniente de doações.
A coordenadora da biblioteca, Miriã Santana Veiga, explica que a atividade busca não apenas ampliar o acervo, mas também criar uma cultura de leitura contínua. Os livros doados são avaliados e higienizados antes de integrarem o acervo. Além de literatura e filosofia, também são aceitos títulos de outras áreas, como história e geografia, que podem ser redirecionados a outras bibliotecas, como a comunidade rural de Puruzinho, que já foi beneficiada por doações anteriores. Miriã reforça que a campanha alia afetividade, conhecimento e cultura. “Nosso objetivo é valorizar a biblioteca como espaço formativo, acolhedor e transformador, em que o amor pelos livros encontre abrigo”, conclui
Redes Sociais