Estudantes do Campus Porto Velho Zona Norte participam da 1ª fase de Processo Seletivo Seriado em Humaitá/AM
Estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Informática e Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, participaram, no último domingo (8), do Processo Seletivo Seriado Contínuo, realizado na cidade de Humaitá, no estado do Amazonas. A iniciativa busca incentivar os discentes a vislumbrarem o ingresso no ensino superior, estimulando desde cedo a construção de uma trajetória acadêmica sólida e planejada.
A delegação de alunos foi acompanhada por professores e responsáveis, e contou com o envolvimento direto do Centro de Idiomas do campus, coordenado pela Professora Maria Teresa Pinto de Sousa, que articulou esforços para proporcionar aos estudantes a participação na etapa do certame. Além da atuação da Professora Naomi Hitotuzi, no deslocamento e suporte aos estudantes durante a jornada, houve também a participação dos pais e responsáveis no transporte e no acolhimento para viabilizar a presença dos alunos no local de prova.
Para o Campus Porto Velho Zona Norte, a presença dos estudantes no PS reforça o compromisso institucional com a promoção de oportunidades educacionais, o incentivo à continuidade dos estudos e a preparação de jovens para os desafios do ensino superior e do mundo do trabalho. A participação nesse tipo de processo avaliativo não apenas fortalece a formação acadêmica dos alunos, como também amplia seus horizontes e perspectivas de futuro.
A experiência representa mais um passo na missão do campus de atuar como agente de transformação social, por meio de uma educação pública, gratuita e de qualidade, que valoriza o protagonismo juvenil e o acesso equitativo à formação superior.
Processo Seletivo Seriado
O modelo de “ingresso seriado” configura-se como uma alternativa aos vestibulares tradicionais e ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estruturando-se como uma avaliação contínua e por etapas. Nesse formato, os estudantes realizam provas anuais, cada uma correspondente ao conteúdo trabalhado em seu respectivo ano letivo. Diferentemente dos modelos convencionais, que concentram a avaliação ao final do ensino médio e exigem domínio do conteúdo acumulado, o ingresso seriado proporciona uma abordagem mais gradual, promovendo o acompanhamento do desempenho acadêmico ao longo do tempo e reduzindo a pressão concentrada em um único exame.
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