Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Calama realiza intervenção pedagógica para combater o bullying entre estudantes

Publicado: Quarta, 04 de Junho de 2025, 16h00 | Última atualização em Quarta, 04 de Junho de 2025, 16h12 | Acessos: 2407

Intervenção Pedagógica 1Durante o mês de maio, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realizou ação educativa voltada à promoção do respeito e da empatia entre os estudantes. Coordenada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), a intervenção aconteceu na turma do segundo ano do Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, durante a aula de Sociologia da Professora Maria das Graças Freitas de Almeida.

A atividade integrou a dinâmica "Espelho da Sala", pensada para estimular a autorreflexão e a valorização das qualidades individuais, além de identificar e debater fragilidades de comportamento que possam gerar exclusão, preconceito ou humilhação. A proposta foi recebida com entusiasmo pela turma e contou com ampla participação dos alunos.

Segundo Rinaldo Muniz de Oliveira, um dos coordenadores da ação, a intervenção teve êxito ao provocar reflexões profundas sobre as práticas de bullying no ambiente escolar. “A atividade promoveu uma importante mudança na percepção coletiva, reforçando a importância de um tratamento respeitoso entre todos”, afirmou.

Maria das Graças destacou a relevância do momento para o combate à discriminação. “O convívio saudável se fundamenta no respeito às diferenças e na empatia. São justamente essas ações que contribuem para a construção de uma sociedade pautada na equidade”, afirmou a docente.

Durante a dinâmica, os estudantes foram convidados a destacar suas qualidades pessoais e a refletir sobre atitudes nocivas, como o preconceito e a intolerância. A culminância se deu com a confecção de um mural coletivo — o “Espelho da Sala” — onde cada aluno deixou, em recortes amarelos em formato de flor, palavras que representavam seus desejos para a vida em comunidade.

Para o estudante Rodrigo Otavio Vieira Lunas, a experiência foi marcante: “o bullying destrói a autoestima e a vida das pessoas. Precisamos combater esse mal”. João Lucas Augusto Galdino complementou que “a dinâmica foi importante para aprender mais sobre racismo, preconceito e atitudes humanas”.

A ação foi planejada coletivamente pela equipe do Napne/Calama, com destaque para os servidores Jéssica de França, Rinaldo Muniz, Cícera Cristina Pereira Barbosa, Márcia Regina Silva de Lima, Regia Passos Monteiro, Isle Trajano de Oliveira e a estagiária Márcia Elizabeth Lopes Rodrigues.

A intérprete de Libras Isle Trajano reforçou a importância de atividades como essa, mostrando que “divulgar informações é essencial para evitar consequências devastadoras como ansiedade, depressão e até pensamentos autodestrutivos”.

A iniciativa se alia à formação cidadã proposta pelo IFRO, promovendo um ambiente escolar mais seguro, inclusivo e respeitoso para todos. Para aprofundar essa reflexão, em abril, o Napne esteve no IFCAST Calama, que pode ser acompanhado na gravação registrada no canal do Youtube, com a participação de Lívia Catarina e Jéssica de França, na qual abordam a realidade do bullying e seus impactos no ambiente escolar.

  • Intervenção_Pedagógica_1
  • Intervenção_Pedagógica_2
  • Intervenção_Pedagógica_3
  • Intervenção_Pedagógica_4
  • Intervenção_Pedagógica_5
  • Intervenção_Pedagógica_6
  • Intervenção_Pedagógica_7
  • Intervenção_Pedagógica_8

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.