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I CONAPE: Congresso Amazônico de Pedagogia realizado com foco em inovação, inclusão e qualidade no ensino

Publicado: Terça, 27 de Mai de 2025, 13h47 | Última atualização em Terça, 27 de Mai de 2025, 13h47 | Acessos: 4409

ZN Conape 9O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, em parceria com outras instituições da região, realizou no período de 13 a 16 de maio de 2025, em Porto Velho, o I Congresso Amazônico de Pedagogia: Inovação, Inclusão e Qualidade no Ensino (Conape). O evento surgiu como um espaço dedicado ao diálogo e à troca de experiências entre estudantes, profissionais da educação e pesquisadores das áreas de Pedagogia e Educação Básica.

Com o objetivo de explorar e discutir tendências e inovações na Pedagogia, o I Conape teve um foco especial na inclusão e na qualidade do ensino. O Congresso foi visto como uma resposta às transformações na educação brasileira, oferecendo uma oportunidade para a atualização profissional dos docentes da educação básica. Por meio de diversas atividades como conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos e grupos de trabalho, os participantes puderam acessar pesquisas e tendências pedagógicas atuais, ampliando seus conhecimentos e aprimorando suas práticas em sala de aula.

O incentivo à participação de pesquisadores de instituições públicas buscou contribuir para a democratização do conhecimento e a valorização da produção científica regional e nacional.

Conforme o Professor Samuel dos Santos Junio, a adesão ao I Conape foi expressiva, contabilizando 2.617 inscritos. “O alcance do congresso estendeu-se por todo o território nacional, com participantes de todos os estados do Brasil. Um destaque especial foi a forte presença de profissionais e estudantes dos estados que compõem a região Norte, reafirmando a relevância do evento para a educação amazônica. Outro destaque foi para o número de trabalhos submetidos ao congresso, que em breve serão publicados”, disse Samuel.

A programação do I Conape foi rica e diversificada, abrangendo temas como tecnologias educacionais, metodologias ativas, avaliação da aprendizagem e formação de docentes. Realizado em formato híbrido, contou com atividades presenciais no IFRO Campus Porto Velho Zona Norte e no formato on-line.

A Mesa de Abertura ocorreu no dia 13 de maio, tanto on-line quanto presencialmente. A mesa contou com a presença de Moisés José Rosa Souza, Reitor do IFRO; Jeferson Cardoso da Silva, Diretor-Geral do IFRO Campus Zona Norte; e Samuel dos Santos Junio, Coordenador do Congresso. A Mesa de Debate de Abertura teve como tema "Desafios na inovação, inclusão e qualidade no ensino", com palestras dos Professores Dra. Adriana Pastorello Buim Arena e Dr. Dagoberto Buim Arena, mediados pela Professora Dra. Luciana Aparecida de Araujo.

A programação dos dias seguintes incluiu palestras com temas como "Cidadania fiscal da receita federal na extensão universitária e no currículo escolar"; "Alfabetização humanizadora"; "A Pedagogia Freinet no chão da escola"; e "Da pesquisa pedagógica à cultura científica: dialogando com a prática docente de professores da Educação Básica".

Houve também lançamentos de livros, alguns presenciais e outros on-line. Entre os títulos que foram lançados estavam "A aventura do vento e o papel" (Autora: Eli Neuza Soares da Silva), "Marcelina e o girassol" (Autora: Marcela Saramela Medeiros), "Algumas muitas ideias sobre a alfabetização literária" (Autores: Cristina Maria Rosa e Maria Marismene Gonzaga) e "Pesquisa e ensino: proposições e possibilidades da teoria histórico-cultural, da aprendizagem desenvolvimental e teorias críticas" (Autores: Sirley Leite Freitas, Barbara Ferreira Fadul, Marcilei Serafim Germano e Rivaldo José de Souza Silva).

Também foram oferecidos minicursos, nos formatos on-line e presencial. Alguns temas abordados incluíram, na modalidade on-line: Por uma educação (poética) amazônica própria; Arquitetura Pedagógica; Práticas Educacionais da Neurociência no AEE; O Papel do Pedagogo nas Empresas; Inteligência Artificial na Educação Básica; Desafios e Estratégias para Garantir a Alfabetização na Idade Certa; e Transformando a Formação de Professores.

E os minicursos realizados presencialmente foram: Literatura Infantil e a Arte de Contar Histórias com Origami; Jogos no Ensino de Geografia; Introdução à Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Pedagogias das (Con)fluências: Literatura, Arte e Filosofia como Territórios dos Direitos Humanos; As Técnicas Freinet e suas Contribuições para o Processo de Apropriação da Linguagem Escrita; Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Educação Inclusiva: O prático que funciona; e Educação Midiática: Informação, desinformação e suas implicações.

Também foi realizada a oficina presencial sobre “Escrita Acadêmico–Científica”. O evento contou também com Comunicações Orais (virtuais e presenciais), Exposição e Apresentação de Pôsteres, e uma Mostra Didática Educacional presencial. Além das atividades acadêmicas, houve Momentos Culturais e um Passeio Cultural ao Museu Estrada de Ferro Madeira Mamoré, com opção de passeio de barco no Rio Madeira.

Na avaliação final, o I Conape se mostrou como um marco para a educação na região amazônica, promovendo o intercâmbio de saberes e impulsionando a qualidade e a inclusão no ensino.

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