Aberto edital de auxílio financeiro aos estudantes indígenas e quilombolas dos cursos técnicos de nível médio do IFRO
A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Proen/IFRO) publicou edital que tem como objetivo fornecer auxílio financeiro aos estudantes indígenas e quilombolas matriculados nos cursos técnicos de nível médio da instituição. O edital contempla os matriculados nas modalidades de ensino integrado, EJA (ensino de jovens e adultos) e EaD (educação a distância), até o limite de disponibilidade previsto no edital. A finalidade é minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para a permanência e o sucesso escolar.
A finalidade é similar ao disposto no Programa de Bolsa-Permanência (PBP), ação do Governo Federal, diferenciando-se no público-alvo: estudantes indígenas e quilombolas da Educação Básica, cursos técnicos do IFRO. São critérios essenciais para concessão do auxílio financeiro estudantil (bolsa):
a) Ser estudante indígena ou quilombola regularmente matriculado nos cursos técnicos de nível médio do IFRO;
b) Apresentar Termo de compromisso do/a bolsista;
c) Apresentar Autodeclaração do estudante indígena ou quilombola;
d) Apresentar Declaração de Pertencimento Étnico ou Declaração de Residência em Comunidade Indígena ou Quilombola ou Declaração da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) ou da Fundação Palmares;
e) Apresentar dados bancários em nome do estudante.
O valor do auxílio (bolsa) será de duzentos reais mensais por estudante num período de sete meses, de junho a dezembro/2025. As inscrições ocorrerão de 20/05 a 03/06, e serão recebidas única e exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível neste link.
Para conferir o Edital nº 8/2025/REIT-PROEN/IFRO completo, clique aqui.
Redes Sociais