Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO e IFAL avançam em tratativas pela retomada da gestão de aposentados e pensionistas

Publicado: Terça, 13 de Mai de 2025, 18h03 | Última atualização em Terça, 13 de Mai de 2025, 18h03 | Acessos: 644

As reitorias do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) deram mais um passo significativo na busca pela retomada da gestão da vida funcional de seus aposentados e pensionistas, atualmente vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre os dias 5 e 9 de maio de 2025, os representantes das instituições intensificaram o diálogo com parlamentares para tratar da descentralização da folha de pagamento e da reintegração dos vínculos administrativos desses servidores às instituições de origem.

Na ocasião, o reitor do IFRO, Professor Moisés José Rosa Souza, e o Professor Carlos Guedes de Lacerda, do IFAL, reuniram-se com os senadores Renan Calheiros e Eudócia Caldas (AL) e Confúcio Moura (RO). Os parlamentares demonstraram sensibilidade à causa e sinalizaram apoio às demandas apresentadas pelos institutos. Além dos encontros, os representantes do IFRO e do IFAL protocolaram documentos formais nos gabinetes dos senadores, solicitando a intermediação junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), atualmente liderado pela ministra Esther Dweck.

Como encaminhamento das reuniões, os senadores comprometeram-se a atuar em prol da reversão do atual modelo de centralização, que transferiu para o INSS a gestão das aposentadorias e pensões dos servidores. Uma das propostas apresentadas foi a realização de uma audiência pública com a presença da ministra Esther Dweck, com o objetivo de discutir soluções definitivas para a questão. A senadora Eudócia Caldas se prontificou a organizar a audiência e informará, em breve, a data do encontro.

As gestões do IFRO e do IFAL reforçam o compromisso com a transparência e com o diálogo institucional, e comunicarão oficialmente a data da audiência pública assim que for definida, para que todos os aposentados, pensionistas e demais interessados possam participar.

A mobilização conjunta busca garantir maior proximidade e qualidade no atendimento aos aposentados e pensionistas, reconhecendo a contribuição histórica desses profissionais para as instituições.

Fim do conteúdo da página