IFRO lança Manual de processos técnicos para bibliotecas das unidades
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio da Assessoria de Bibliotecas (Abib), na Reitoria, e dos bibliotecários lotados nas Coordenações de Bibliotecas nos campi, elaborou o Manual de Processos Técnicos: catalogação, classificação e indexação das bibliotecas do IFRO. O documento, aprovado pela Portaria nº. 459/REIT-CGAB/IFRO, de 24 de março de 2025, busca garantir a padronização e a qualidade na organização do acervo físico das bibliotecas do IFRO.
A equipe que fez parte da elaboração do documento explica que as bibliotecas desempenham um papel essencial na disseminação do conhecimento, oferecendo acesso a informações organizadas e de qualidade. Para que esse serviço seja eficiente, é fundamental que os processos de catalogação, classificação e indexação sigam padrões bem definidos.
Um exemplo fornecido é quanto à catalogação, que é o processo que registra informações detalhadas sobre cada material do acervo, permitindo sua identificação rápida e precisa. Já a classificação define a localização dos materiais nas prateleiras com base em sistemas como a Classificação Decimal de Dewey (CDD), garantindo que os usuários encontrem facilmente os documentos de seu interesse a partir da etiqueta fixada na lombada do livro. Por fim, a indexação consiste na seleção de termos ou de palavras-chave que representam o conteúdo dos materiais, facilitando a busca por assuntos específicos nos sistemas informatizados.
“A implementação de um manual de processos técnicos representa um avanço na gestão das bibliotecas, pois reduz inconsistências, melhora a experiência dos usuários e torna os serviços bibliográficos mais eficientes. Além disso, a uniformização dos procedimentos entre as bibliotecas do IFRO contribui para a autonomia dos profissionais da área, otimiza a rotina interna das bibliotecas, contribui para a formação acadêmica, para a preservação da memória institucional e para a consolidação de boas práticas que fortalecem o papel estratégico das bibliotecas no ambiente acadêmico”, destaca a Assessora de Bibliotecas, Roseni Santos Rodrigues.
Para a Bibliotecária Cleuza Diogo Antunes, do Campus Ji-Paraná, o Manual de Processos Técnicos elaborado é imprescindível para manter a padronização dos serviços de organização do acervo nas bibliotecas do IFRO, considerando as eventuais alterações no quadro de profissionais bibliotecários. “O registro das decisões tomadas sobre os procedimentos técnicos garante a continuidade dos procedimentos e maior visibilidade aos conteúdos disponibilizados pela instituição, além de evitar duplicações nos registros e perda de informação pelos usuários. Desde a implantação da informatização das bibliotecas, que ocorreu com a utilização do Sistema Gnuteca, a equipe de profissionais vem trabalhando para melhorar os produtos e serviços de informação ofertados pelo IFRO. A elaboração do manual com certeza é mais um passo nesse sentido”, afirma.
“Com a disponibilização desse manual, as bibliotecas do IFRO reafirmam seu compromisso com a acessibilidade da informação, a qualidade dos serviços prestados, a eficiência na gestão do conhecimento e a integração entre os campi. Um acervo bem estruturado facilita o desenvolvimento de pesquisas, amplia o acesso à informação e incentiva a autonomia dos usuários, consolidando as bibliotecas do IFRO como espaços essenciais para a construção do conhecimento”, pontua o Pró-Reitor de Ensino do IFRO, Jean Peixoto Campos.
Redes Sociais