IFRO realiza aula inaugural de “Operadora de Computador” do Programa Mulheres Mil em Porto Velho
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, realizou, no dia 10 de fevereiro, a aula inaugural da Formação Inicial de Operadora de Computador. O curso faz parte do Programa Bolsa Formação Mulheres Mil, fomentado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Cáritas Brasileira e a Comunidade Cidadã Livre (Comcil).
O evento aconteceu na sede da Cáritas Brasileira Articulação Noroeste, localizada na Rua Gonçalves Dias, 284, Centro de Porto Velho, onde o curso será ministrado. Participaram representantes da Cáritas Brasileira e Comcil, por meio da Presidente Karen de Oliveira Diogo, mais o supervisor do curso, Breno Araujo dos Santos, a servidora do IFRO, Geliane Dornelles de Moraes, a Coordenadora-Geral das Ofertas de Bolsa Formação do IFRO, Márcia Tesser, e as alunas matriculadas.
O curso é gratuito destinado para mulheres migrantes de Cuba, Venezuela e Bolívia, mulheres transgêneros, mulheres do campo e mulheres vulnerabilizadas. Com duração de três meses, abordará as seguintes disciplinas: Noções de Biossegurança, Saúde da Mulher, Qualidade de Vida, Segurança Alimentar e Nutricional, Recomposição de Conteúdos Básicos: Matemática Aplicada e Noções de Educação Financeira, Mídias Digitais, Introdução a Hardware, Sistema Operacional e Ambiente Virtual, Ferramentas Microsoft Office e Aplicativos, Plataformas Essenciais e Segurança Básica e Uso Prático de Sistemas.
“É muito gratificante poder ofertar cursos de qualificação profissional para mulheres que deixaram seu país de origem em busca de novas oportunidades e agora poderão mudar suas realidades e ser inseridas no mundo do trabalho”, afirmou a Diretora de Programas e Projetos do IFRO, Márcia Tesser.
Bolsa Formação Mulheres Mil
O Programa Bolsa Formação Mulheres Mil tem como objetivo promover qualificação profissional e inclusão educacional, produtiva e social para mulheres que se encontram em distintas situações de vulnerabilidade e risco social: moradoras de zonas urbanas periféricas, privadas de liberdade, cisgênero e transgênero, em situação de violência doméstica e de vulnerabilidade psicossocial, com 16 anos ou mais de idade, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, moradoras de locais com infraestrutura deficitária, povos originários, tradicionais e do campo, entre outras.
Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!
Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/Jornalismo-2025/02-Fevereiro-2025/13-02/1mulheresmil
Redes Sociais