IFRO tem nova edição do Glossário de Siglas e Acrônimos: agora on-line e interativo
Disponibilizada a segunda edição do Glossário de “Siglas e acrônimos usuais no IFRO”. O livro agora está on-line e interativo, trazendo mobilidade e facilitando a consulta.
Servidores, colaboradores, alunos e demais interessados já podem consultar a segunda edição do glossário técnico de “Siglas e Acrônimos Usuais no IFRO”, de autoria do Administrador Sérgio Rodrigues Alves, servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. A obra pode ser acessada no endereço eletrônico: siglas.ifro.edu.br
A publicação on-line é responsiva e pode ser acessada em computadores ou dispositivos móveis. Sérgio explica que nela estão organizados em ordem alfabética mais de mil siglas e/ou acrônimos recorrentemente presentes na documentação oficial da instituição. É uma referência objetiva, concisa, de fácil acesso e consulta, que auxilia na compreensão e na padronização do amplo vocabulário técnico atinente aos mais diversos setores do Instituto Federal, inclusos termos externos aplicáveis e também termos da Administração Pública Federal, na qual está vinculado o IFRO.
Os utilizadores da publicação podem “pesquisar” digitando a sigla ou acrônimo, palavra-chave ou breve descrição. Também é possível “filtrar” os termos iniciados com uma letra específica, usando o índice alfabético. Há ainda, opção para “ver tudo/rolar”, bem como, “imprimir/salvar” (download em formato PDF).
Ao comentar sobre a publicação, o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Jeferson Cardoso da Silva, disse que “esses elementos, apresentados em documentos oficiais, redações técnicas, e nas interações cotidianas, fortalecem a organização e o entendimento das diretorias, departamentos e coordenações que compõem a estrutura do IFRO”.
O Professor Leonardo Pereira Leocádio afirmou que “a publicação ‘Siglas e Acrônimos Usuais no IFRO’ é a revisão de uma obra que põe luz a um tema essencial para todos que passam pelo Instituto Federal de Rondônia”. Segundo ele, a obra consegue traduzir a realidade acadêmica e administrativa da instituição, sendo um recurso excelente para se entender a comunicação interna e facilitar a adaptação de novos alunos, servidores e colaboradores”.
A Professora de Química, Jamile Mariano Macedo, verifica que a “reúne e organiza esse vocabulário, promovendo clareza, integração e eficiência nas atividades institucionais, garantindo alinhamento com as novas demandas”. A docente reconhece a relevância desse material no fortalecimento da comunicação interna, no engajamento da comunidade acadêmica e no suporte às atividades diárias dos campi e da Reitoria.
A segunda edição
Para Sérgio Alves, “é oportuno pontuar que a terminologia é dinâmica e reflete em certa medida as mudanças e o crescimento institucional. Em uma rápida comparação, a primeira edição, no ano 2016 registrou 715 termos, em formato de livro impresso. Agora, a segunda edição, no ano 2025 registra exatos 1.010 termos, em formato on-line interativo. Para além do propósito utilitário e didático à comunidade escolar do IFRO e à ambientação de seus novos servidores que se deparam com tal variedade de siglas e acrônimos (que não raro, precisam ser contextualizados)”.
Ainda segundo o autor, a publicação, resultante de sistemática pesquisa especializada, tem como objetivos: reduzir ambiguidades e mal-entendidos; facilitar a leitura de documentos e sistemas institucionais; melhorar a organização e acessibilidade da informação terminológica e reforçar a identidade institucional.
Quanto às aplicações práticas, são apontadas a documentação técnica; a comunicação oficial; os treinamentos e capacitação; e a integração interinstitucional. Entre os benefícios estratégicos há a possibilidade de redução de erros e comunicação; o aumento da transparência; o fomento à colaboração e o fortalecimento da imagem institucional.
Sérgio acrescenta que “serão muito bem-vindos feedbacks e colaborações dos utilizadores de siglas.ifro.edu.br – sejam elas sobre aspectos técnicos informáticos (acesso, usabilidade, responsividade, etc.) da publicação on-line ou sobre aspectos de conteúdo (indicações de novos termos, alterações, etc.). Ademais, antecipa-se ao leitor, que há muitas siglas e acrônimos que ainda estão no chamado “estado da arte” e embora sejam eventualmente observados na instituição, não estão terminologicamente consolidados no documental que nos serviu de fonte”.
Os feedbacks e colaborações podem ser enviados diretamente ao autor da publicação, via e-mail funcional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nas imagens é possível visualizar prints de algumas telas e funcionalidades da publicação:
Redes Sociais