Reunião entre IFRO, UNIR e FAPERO discute a modernização do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2024, 11h58 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 11h59 | Acessos: 101

IFRO EntidadesO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) sediou reunião entre entidades para debater a modernização do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia. A reunião ocorreu no Campus Porto Velho Calama no dia 30 de setembro, e contou com a presença da Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFRO, Xênia de Castro Barbosa, do Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Juliano Cedaro, do Presidente da Regional Rondônia da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Estêvão Fernandes, e do Presidente da Fundação Rondônia de Amparo à Pesquisa (Fapero), Paulo Renato Haddad. No encontro foi tratado sobre a recriação do sistema estadual de ciência e tecnologia.

O sistema estadual de ciência e tecnologia de Rondônia foi estabelecido pelo então Governador Jorge Teixeira de Oliveira em 1982, por meio do Decreto n. 132, com o objetivo de disciplinar as atividades científicas e tecnológicas e potencializar sua contribuição com o desenvolvimento econômico. Entretanto, ao não ser efetivado, perdeu-se ao longo do tempo. Recentemente, a Fundação Rondônia de Amparo à Pesquisa, a Universidade Federal de Rondônia, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rondônia) e o Instituto Federal de Rondônia, instigados pelo Professor da UNIR Estêvão Fernandes, têm estudado estratégias para recriar e colocar o sistema em funcionamento, visando fortalecer as ICTs e o desenvolvimento científico e tecnológico em nosso Estado.

Conforme a Professora Xênia, “receber os colegas das demais ICTs (Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica) para pensar os desafios da construção de um sistema estadual de C&T é muito positivo, porque fortalece os vínculos entre nossas ICTs e reforça o nosso compromisso público com a ciência e com o desenvolvimento de nosso estado”.

Em relação à reunião realizada no dia 30, o Pró-Reitor de Pesquisa da  UNIR avaliou tratar-se “de um momento importante, em que instituições acadêmicas fazem uma discussão aprofundada e propõem novos parâmetros para a atualização do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Rondônia. De modo que passe a ser mais representativo e mais antenado com as questões sociais e ambientais do mundo contemporâneo e, assim, possa propor as melhores diretrizes políticas e técnicas para o desenvolvimento sustentável da nossa região”, afirmou Juliano Cedaro.

Para Paulo Haddad, Presidente da Fapero, “a reunião foi produtiva porque permitiu discutir melhorias e inovações que possam fortalecer o sistema estadual, alinhando-o com as mais recentes práticas e tecnologias. O próximo passo será a validação da minuta do documento pelo grupo de trabalho criado para esta finalidade, e em seguida, faremos a apresentação ao nosso Governador Marcos Rocha”.

“Esta é a segunda reunião deste grupo de trabalho, que envolve pesquisadores das diversas instituições de pesquisa em Rondônia e me alegra ver o quanto temos amadurecido nas discussões acerca deste trabalho”, destaca Estêvão Fernandes. O Coordenador da SBPC em Rondônia relembrou, ainda, que “o decreto de criação do sistema estadual de Ciência e Tecnologia é de 1983, entretanto, o decreto não foi regulamentado, sendo este um tempo oportuno para retomar a discussão, com foco nas demandas e desafios contemporâneos”.

O Reitor do Instituto Federal de Rondônia, Moisés José Rosa, parabenizou a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp/IFRO) pela colaboração no grupo de trabalho e destacou que “Ciência e Tecnologia são fatores-chave para o enfrentamento dos desafios globais que batem à nossa porta. Um sistema estadual de C&T robusto, democrático e comprometido com as demandas das ICTs públicas é fundamental para assegurar um desenvolvimento socioeconômico justo e sustentável”.