IFRO promove a Semana dos Povos Indígenas – Edição 2024: “Nunca mais um Brasil sem nós!”

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2024, 13h35 | Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2024, 16h24 | Acessos: 779

Banner ZN

Entre os dias 9 e 13 de setembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promoverá a Semana dos Povos Indígenas, um evento que propõe trazer à tona discussões fundamentais sobre as historiografias dos povos indígenas no Brasil. Organizado em regime de colaboração entre os Campi Porto Velho Zona Norte, Porto Velho Calama, Guajará-Mirim e Reitoria, o evento contará com uma programação diversificada de atividades presenciais e virtuais.

Ariádne Quintela, Coordenadora do Neabi no Campus Porto Velho Zona Norte, destacou a importância da iniciativa: “completamos 15 anos da Rede Federal em Rondônia e enfrentamos muitos desafios para implantação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) no âmbito do IFRO. Ainda temos alguns campi sem este Núcleo, que é de extrema importância para promover ações que se debruçam sobre temas tão relevantes como as questões afro-brasileiras e indígenas. Por isso, a ação conjunta dos Campi Porto Velho Calama, Guajará-Mirim, Porto Velho Zona Norte e colaboradoras(es) é singular no sentido de ampliar esse debate e essas reflexões em uma edição que reúne indígenas falando sobre questões indígenas e que pretende alcançar a visibilidade necessária que o projeto colonizador tentou apagar por mais de 500 anos”.

A edição de 2024, que tem como tema “Nunca mais um Brasil sem nós!”, visa a proporcionar uma plataforma para que vozes indígenas compartilhem suas perspectivas e experiências, destacando a importância da inclusão e do reconhecimento dessas comunidades na construção da história e identidade brasileira. A Professora Ariádne conclui convidando: “participe e contribua para um Brasil mais inclusivo e consciente de sua diversidade cultural”.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas através da plataforma Even3, neste link aqui.