Formações para o desenvolvimento do ensino presencial e EaD capacitarão equipes em agosto

Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2024, 14h43 | Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2024, 14h44 | Acessos: 109

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), prepara capacitações para profissionais do magistério que atuam no desenvolvimento do Ensino a Distância (EaD) no âmbito do IFRO.

As formações previstas para o próximo mês de agosto pela DEaD fazem parte da “Proposta de Ação Setorial de Formação Continuada (PAT 2024)”: “Educação Digital para o apoio ao ensino presencial e EaD”, configurando-se como uma iniciativa educacional voltada para a formação continuada de docentes e de equipes de ensino da própria instituição. A proposta tem como objetivo central a formação continuada dos profissionais do magistério envolvidos nos processos de desenvolvimento do ensino, que desenvolvam práticas de ensino-aprendizagem mediadas por tecnologias, com foco especial na garantia de acessibilidade para os estudantes e qualidade nos cursos.

Segundo o Diretor de Educação a Distância do IFRO, Saulo Souza de Macedo, “é de suma importância que professores, gestores (coordenadores de curso, chefes de departamento, CEaDs e demais profissionais) e equipes de ensino a distância tenham conhecimento das competências pedagógicas, bem como do manejo das ferramentas administrativas de plataformas como o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e o Moodle. Nesse sentido, serão realizadas mini formações com temáticas que emergiram a partir de demandas e de diálogos com as equipes que atuam na EaD do Instituto Federal de Rondônia”.

As inscrições para as formações estão sendo realizadas neste link aqui. As formações serão realizadas em formato virtual, via Google Meet, observado o cronograma disponibilizado na página do evento. Os certificados serão emitidos após as formações, de acordo com a participação do inscrito, e enviados no e-mail do participante.

Lista de formações

São cinco mini formações, em quatro diferentes datas de agosto: (7/8) “Boas práticas de assessoria pedagógica nos cursos EaD”; (14/8) Oficinas “Ferramenta de gestão da coordenação de polos no SUAP” e “Ferramenta de gestão da coordenação de polos no SUAP”; (20/8) “Oficina: O uso administrativo e pedagógico dos recursos e atividades do AVA”; e (28/8) “Taxonomia de Bloom Aplicada ao Moodle”.

A mini formação Boas práticas de assessoria pedagógica nos cursos EaD será das 9 às 10h30 da quarta-feira (7), com Vanessa Araújo de Oliveira. O objetivo é compartilhar estratégias e processos de atuação da assessoria pedagógica em cursos EaD, visando à qualidade e eficácia do ensino a distância. Destina-se a servidores que atuam no ensino EaD (técnico, graduação, pós-graduação): CEaDs, DE/DAPE, Depex Depesp, assessores/supervisores pedagógicos, coordenadores de curso, dentre outros interessados.

A oficina Ferramenta de gestão da coordenação de polos no SUAP do dia 14, das 9 às 10h30 e das 19 às 20h30 será ministrada por Samuel Santos Junio e Anderson Telles. Com o objetivo de apresentar as funcionalidades da ferramenta de gestão SUAP utilizada para acompanhamento da gestão de polos e desenvolvimento do ensino EaD, tem como público os coordenadores de polo do IFRO; coordenadores de polo UAB; equipes de apoio acadêmico aos cursos EaD; tutores de cursos EaD; dentre outros interessados

Na oficina “O uso administrativo e pedagógico dos recursos e atividades do AVA”, o objetivo é a apresentação das funcionalidades e aplicações práticas dos recursos e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o desenvolvimento de ações administrativas e pedagógicas. A ser ofertada em 20 de agosto, da 9 às 10h30, por Ilma Rodrigues de Souza Fausto, tem como público profissionais que atuam com ensino EaD no IFRO: CEaDs, DE/DAPE, Depex, Depesp, supervisores pedagógicos, coordenadores de curso e demais interessados.

Já a formação “Taxonomia de Bloom Aplicada ao Moodle” terá como ministrante Vanessa Araújo de Oliveira. Será a última das mini formações a serem ofertadas. A aula acontece em 28 de agosto, de 9 às 10h30. Objetiva orientar profissionais da área de educação a utilizar a Taxonomia de Bloom de forma eficaz no Moodle, visando à elaboração de atividades, avaliações e conteúdos pedagógicos que promovam o desenvolvimento cognitivo dos estudantes em todos os níveis da taxonomia. E o público é o de servidores e colaboradores que atuam no ensino EaD (técnico, graduação e pós-graduação): CEaD, DE/DAPE, Depex, Depesp, assessores/supervisores pedagógicos, coordenadores de curso e interessados.