IFRO seleciona Pesquisadores para o Projeto "Diagnóstico Regional do IFRO/Campus Buritis”

Publicado: Terça, 07 de Mai de 2024, 13h36 | Última atualização em Terça, 07 de Mai de 2024, 13h38 | Acessos: 116

O Instituto Federal de Rondônia, por meio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), lançou edital de seleção de Pesquisadores para o Projeto Intitulado "Diagnóstico Regional do IFRO/Campus Buritis”, vinculado ao Observatório Regional do IFRO. Serão selecionados 2 pesquisadores de área. As inscrições vão até o dia 19 de maio.

As inscrições deverão ser encaminhadas, exclusivamente, pelo sistema SEI ao setor REIT-OBSERVATÓRIO, pelos próprios pesquisadores interessados, junto com toda a documentação necessária.

Para participar da seleção é necessário ser servidor ativo, efetivo, substituto ou temporário (desde que o contrato se encerre no mínimo até dezembro de 2024). É necessário ter experiência comprovada em pesquisas socioeconômicas; coordenação e/ou participação em programas ou projetos de pesquisa.

Outros requisitos solicitados podem ser conferidos no edital nº 5/2024/REIT- CGAB/IFRO, disponível em: https://portal.ifro.edu.br/portal-ifro/649-editais/desenvolvimento-institucional-editais/14908-edital-n-05-2024-selecao-de-pesquisadores-para-o-projeto-diagnostico-regional-do-campus-buritis.

Os pesquisadores serão selecionados para atuarem por Dimensão, 1 - Dimensão Socioeducacional, cultural e socioeconômica; 2 - Dimensão geopolítica e institucional, e receberão R$ 7.150,00 pagos em 05 parcelas de R$ 1.430,00, mediante apresentação de relatórios parciais com produtividade.

Cada pesquisador(a) selecionado(a) deverá indicar, como pesquisador(a) iniciante, 01 estudante de ensino superior que receberá uma bolsa de Iniciação Científica no valor de R$ 700,00 (setecentos reais). A duração das bolsas concedidas será de 5 meses, com período de vigência compreendido entre os meses de junho/2024 e outubro/2024.

O Projeto "Diagnóstico Regional do IFRO/Campus Buritis", tem como objetivo obter e sistematizar dados e informações locais com a finalidade de assessorar a tomada de decisão dos gestores, tendo em vista a missão institucional, em articulação com o(s) setor(es) produtivo(s) e de indicadores sociodemográficos da região de influência do IFRO/Campus Buritis. O Projeto Diagnóstico Regional do IFRO/Campus Buritis será realizado nos municípios de: Buritis, Campo Novo de Rondônia e Monte Negro. Os pesquisadores atuarão presencialmente e à distância, conforme detalhamento do Plano de Trabalho de cada pesquisador(a).

Sobre o Observatório

O Observatório Regional do IFRO constitui-se em um setor institucional, vinculado à Diretoria de Planejamento (DPlan/Prodin), destinado à realização e fomento de pesquisas sobre o mundo do trabalho e sua interação com a Educação Profissional, Científica e Tecnológica de modo a apoiar o planejamento estratégico, no que tange aos processos de expansão institucional e adequação das ofertas de cursos e vagas.

Compete ao Observatório Regional do IFRO assessorar a tomada de decisão institucional a partir do fornecimento de informações e estudos socioeconômicos, tendo como parâmetro o desenvolvimento local e regional na perspectiva da construção da cidadania, sem perder a dimensão do universal, constituindo-se como um centro de documentação e informações de referência que reflita de forma atualizada, permanente e contextualizada as várias dimensões do mundo do trabalho e sua interação com a Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), utilizando mecanismos de disseminação das informações e comunicação com o universo da EPCT e com a sociedade em geral.