Repositório Institucional possui quase 500 produções armazenadas de forma aberta ao público

Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 12h46 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 20h04 | Acessos: 192

RI Ciência Aberta 2O Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) já conta com 488 produções técnico-científicas armazenadas. Estando distribuídas em Produção Científica: 96; Produção Técnica:  2; e Trabalhos Acadêmicos:  390. O espaço tem por finalidade reunir, organizar, disponibilizar em acesso aberto, dar visibilidade e preservar as produções científicas desenvolvidas no âmbito do IFRO, bem como preservar a memória institucional através do agrupamento de produções técnico-científicas em meio digital.

Conforme a Resolução 35/2022 do Conselho Superior (Consup/IFRO), que trata da Política Institucional de Informação Técnico-Científica para implantação, manutenção, funcionamento e gerenciamento de produções técnico-científicas e/ou acadêmicas do Repositório Institucional, “serão disponibilizados em caráter obrigatório no RI os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) referentes à produção técnico-científica resultantes da conclusão de cursos de graduação e de pós-graduação, produzidos pela comunidade científica da instituição, no âmbito do IFRO e parcerias (Minter, Dinter e Termos de Cooperação)”. Qualquer dúvida relacionada ao RI, entre em contato com a equipe responsável através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para se capacitar para a manutenção e permanência do RI/IFRO foi contratado o  curso in company “Dspace: instalação, operacionalização, modelagem e atualização”. Ministrado pelo servidor Marcos Pereira Novais, ocupante do cargo de Tecnologista Sênior do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o curso foi específico para a equipe de bibliotecários e da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI). O treinamento ocorreu no segundo semestre do ano passado: de 24/7 a 1/8 para a equipe da DGTI, totalizando 32 horas, e de 1/8 a 4/8 para os bibliotecários, totalizando 12 horas de capacitação. O custo do referido curso foi de R$ 6.458,60.

Segundo a Assessora de Bibliotecas do IFRO, Roseni Santos Rodrigues, o objetivo do curso foi capacitar as equipes, tanto técnicas quanto operacionais, a fim de prover estabilidade, alta disponibilidade, segurança, capacidade de resolução de possíveis falhas e melhor gerenciamento e utilização eficiente do Dspace. Ela explica que o Repositório Institucional mantém o IFRO conectado a outras instituições, uma vez que é uma fonte de coleta de dados do Oasisbr, que é o Portal brasileiro de publicações e dados científicos em acesso aberto. O Oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.

É fonte ainda da Rede Norte de Repositórios Digitais (RNRD), criada pelo protagonismo de profissionais que atuam na região, preocupados em criar estratégias para viabilizar a ampla divulgação do conhecimento científico produzido pelas instituições instaladas no Norte do país; e do Directory of Open Access Repositories (OpenDOAR), que é um diretório global de repositórios de acesso aberto que tem como objetivo listar e promover a descoberta de repositórios institucionais, multidisciplinares e temáticos em todo o mundo.

E buscando ampliar ainda mais a visibilidade do Repositório Institucional, foi iniciado neste mês de março o projeto de comunicação “IFRO Ciência Aberta”, realizado em parceria com a Assessoria de Comunicação e Eventos (ASCOM/IFRO). “Inicialmente estamos divulgando pelo nosso serviço de microblog X, o antigo Twitter, que pode ser acessado pelo endereço https://twitter.com/ifrondonia. As quatro primeiras publicações estão relacionadas às datas comemorativas Dia da Poesia (21/3), Dia Mundial da Água (22/3) e Dia do Cacau (26/3), com trabalhos que fazem referência a cada uma das temáticas. Por ser uma fase de teste, estamos verificando se o canal precisa do aporte de outras mídias ou se ganhará engajamento para servir de buscas e incentivo a conhecer mais sobre a ciência que é produzida por alunos e servidores do nosso Instituto. Queremos aproximar nossa produção em ensino, pesquisa, extensão e inovação da sociedade”, explica a Assessora de Comunicação, Viviane Camelo.

Acesse as matérias feitas anteriormente para conhecer mais sobre o Repositório Institucional (RI/IFRO):

• RI-Ciência_Aberta_1
  • RI-Ciência_Aberta_2