Projeto Cidades Inteligentes participa de evento sobre soluções inovadoras para as cidades

Publicado: Quinta, 18 de Mai de 2023, 12h05 | Última atualização em Quinta, 18 de Mai de 2023, 12h05 | Acessos: 25709

Cidades Inteligentes4Buscando atualização constante acerca das novas tecnologias que possam ser desenvolvidas para a melhoria das cidades, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio do Projeto Cidades Inteligentes (Procint), participa, em Manaus (AM), do encontro “Soluções Inovadoras para o Futuro das Cidades”. O evento que é realizado na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), teve início na última terça-feira (16) e será encerrado hoje (18).

A iniciativa é desenvolvida pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), por meio do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) e do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), no âmbito do projeto CITinova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O encontro tem como objetivos apresentar, exercitar e capacitar gestores públicos no uso das funcionalidades do observatório, promovendo a plataforma como uma ferramenta para esses administradores. O evento é direcionado para os responsáveis pela gestão em áreas como cidades; meio ambiente; e ciência, tecnologia e inovação.

O Coordenador do Procint, Vagner Shoaba, explicou que o evento aborda aspectos de melhoria nas cidades, melhoria na qualidade de vida, no trânsito, nos serviços públicos, prevenção de desastres. “O evento apresentou diversos casos de sucesso, como o quanto a coleta seletiva de resíduos pode resultar em economia e geração de renda para os catadores de material reciclado. Essas ações tornam a economia circular”, observou.

Shoaba citou como exemplo mostrado no evento, o caso de sucesso dos jardins filtrantes de Recife, que através de obras simples foram construídos jardins públicos, que realizem a filtragem da água de esgotos, antes de ser despejado nos rios.

Outro destaque feito pelo coordenador do Procint é que foram apresentados vários exemplos de serviços públicos inclusivos, onde a população não necessita de se locomover até um órgão público para resolver problemas simples, como alvará de construção, emissão de IPTU, requerimentos diversos etc. “O evento apresenta várias ideias de alto impacto no cotidiano de uma cidade e principalmente, de baixo custo ao município”, finalizou.

• Cidades_Inteligentes1
  • Cidades_Inteligentes2