IFRO e equipe do Projeto Cidades Inteligentes participam do III Fórum Inovação Porto Velho

Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2022, 10h25 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 12h44 | Acessos: 29101

Procint Fórum PVH1Com expertise em temáticas voltadas à inovação e ao empreendedorismo, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e o Projeto Cidades Inteligentes/Ariquemes (PROCINT) estiveram representados no III Fórum Inovação Porto Velho, iniciado nessa terça-feira (22) na capital do estado. As instituições estão reunidas para debater e propor políticas públicas de inovação e empreendedorismo, visando acelerar o desenvolvimento socioeconômico do município.

O Fórum é promovido pela Agência de Desenvolvimento da Prefeitura do município de Porto Velho desde 2018, com realização a cada dois anos, e terá encerramento nesta quarta-feira (23), com extensa programação incluindo oficinas, palestras, painéis e discussões em mesa-redonda. A terceira edição do Fórum discute quatro eixos estratégicos para o cenário de desenvolvimento do município: Cidade Inteligente, Inovação do Setor Público, Ambiente de Inovação e Desenvolvimento Sustentável.

Na abertura do evento, no Teatro Banzeiros, o Reitor do IFRO, Edslei Rodrigues de Almeida, parabenizou o município de Porto Velho pela iniciativa. Falou sobre a importância de a capital buscar inovações que possam tornar a cidade cada vez mais atrativa para o surgimento de novos negócios. “A inovação, o estímulo a sustentabilidade e o desenvolvimento sempre fez parte das ações do IFRO, em meio a tantos projetos sendo realizados, já percebemos resultados incríveis sendo alcançados. Debater e compartilhar sobre o tema é uma excelente troca de experiência para os participantes”, acrescentou Edslei Almeida.

No primeiro dia de evento a equipe do PROCINT participou da programação das oficinas temáticas, com a Oficina 1 – Cidade Inteligente e Sustentável, tema abordado das 14h às 18h, pelo mentor Sérgio Francisco Loss (IFRO). Loss discorreu sobre Governança no contexto das cidades inteligentes, tecnologias digitais para inteligência no serviço público, sustentabilidade e meio ambiente.

A acadêmica de engenharia elétrica (UNISL), Quezia Nicolle, afirmou que o evento está sendo “extremamente gratificante”.  “Os pontos abordados são importantes no contexto atual da sociedade pós-pandemia. Pautas como inovação no campo agrário, adoção de cidades inteligentes e principalmente o contexto sustentabilidade e tecnologia”, ressaltou a participante.

A estudante Jayne Ereira, acadêmica do curso de engenharia mecânica pela UNAMA, destacou a importância dos temas abordados “As oficinas que assisti me proporcionaram grande aprendizado e conhecimento, ampliaram minha visão sobre o assunto”, pontuou a acadêmica.

Programação de quarta-feira (23)

O evento prossegue nesta quarta-feira com a exibição de painéis que abordarão cada eixo discutido no evento, em que o IFRO, por meio da equipe do Projeto Cidades Inteligentes: Ariquemes participará do Painel 01, às 9h, com o Tema: Cidade Inteligente e Sustentável, tendo como Moderador: Leandro Dill – ADPVH, o painelista: Sérgio Francisco Loss – IFRO, entre outros participantes.

• Procint-Fórum_PVH1
  • Procint-Fórum_PVH2