Inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação no IFRO

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 10h22 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 10h22 | Acessos: 19884

img mat PROFNIT 2023O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, possui 14 vagas no Processo Seletivo para o Curso de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT). A chamada para seleção de estudantes por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA) possui vagas para 36 instituições de vários estados do Brasil. O preenchimento do formulário de inscrição iniciou no dia 15 de setembro e segue até as 23h59 de 22 de setembro de 2022 (por ser seleção nacional, o horário oficial é o de Brasília). Com o envio do comprovante de pagamento através do preenchimento do Formulário de Envio de Comprovante de Pagamento ou de CadÚnico até 23h59 de 23/9/2022.

A Chamada Publicada para estudantes que ingressarão em 2023 é coordenada pela Comissão Acadêmica Nacional do PROFNIT. No Ponto Focal IFRO, as 14 vagas são divididas entre sete vagas reservadas para servidores da própria instituição e as demais vagas destinadas à sociedade em geral, sendo que duas são de ampla concorrência e cinco reservadas para Ações Afirmativas: três vagas para negros (pretos e pardos), uma vaga para indígena e uma vaga para pessoa com deficiência.

Poderão se inscrever candidatos graduados portadores de diploma de qualquer curso de nível superior (graduação) emitido por instituição oficial e reconhecida pelo MEC. Os Exames Nacionais de Acesso do PROFNIT ocorrem pelo menos uma vez por ano e o material dos Exames Nacionais de Acesso pode ser visto na seção Memória da página de internet do PROFNIT. É necessário seguir todas as etapas de realização da inscrição para que ela seja homologada.

Mestrado Profissional

O PROFNIT é um Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação dedicado ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais etc.

O PROFNIT foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação em sua 159ª reunião do CTC em 19 de junho de 2015. É um programa de pós-graduação stricto sensu profissional, em Rede Nacional, em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, conferindo o título de Mestre. O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuarem nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.

Em todo o Brasil, o número total de vagas ofertadas para 2023 é de 430 vagas, sendo 289 vagas abertas/sem reservas, 89 vagas para ações afirmativas, 52 vagas para servidores, além de oito vagas adicionais extranumerárias. O curso é gratuito, presencial, com duração máxima de 24 meses, sendo coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), que operam sob a égide da Diretoria do FORTEC e do Ponto Focal Sede, a Universidade Federal de Alagoas.

O IFRO é um dos Pontos Focais e, portanto, responsável pela disciplina acadêmica do discente e pela emissão do diploma de Mestre. Os Pontos Focais que integram a Rede Nacional do PROFNIT são responsáveis, por intermédio das respectivas Comissões Acadêmicas Institucionais (CAI), sediadas em cada Ponto Focal, por toda a gestão local do PROFNIT, observando a disciplina acadêmica nacional e do ponto focal, desenvolvendo atividades desde a organização local dos processos seletivos até à divulgação de regras e procedimentos para o ingresso/matrícula.

O Exame Nacional de Acesso consiste em duas etapas: Etapa 1 (Prova Nacional) e Etapa 2 (Análise Curricular), a serem realizadas conforme calendário do processo seletivo. Cada Etapa tem seu Resultado Preliminar, Período Recursal e Resultado Final. O Resultado Final do Certame será divulgado após o enceramento dos procedimentos de heteroverificação, análise de PcD, condição de servidor, e adequação às vagas extranumerárias de cada ponto focal. A seleção será realizada em caráter nacional, mas com competição entre candidatos restrita ao âmbito do Ponto Focal escolhido, não sendo permitido realizar qualquer etapa desta Chamada em Ponto Focal distinto do escolhido para cursar.

Mais informações estão disponíveis em https://profnit.org.br/.