Inscrições abertas para o XIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi)

Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 12h26 | Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2022, 11h05 | Acessos: 28494

img materia connepi confirmadoEvento será realizado pelo Instituto Federal de Rondônia, entre os dias 26 e 29 de setembro, em formato híbrido

Estão abertas as inscrições para participação na 13ª edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que acontecerá em Porto Velho (RO), entre os dias 26 e 29 de setembro de 2022. O evento, organizado pelo Instituto Federal de Rondônia, será realizado no Campus Porto Velho Calama de forma presencial e transmitido na plataforma do evento e no canal do Youtube do IFRO, de acordo com a atividade. As inscrições podem ser realizadas pelo site: http://www.even3.com.br/xiiiconnepi2022/

Com a temática "Connepi que Transforma: Diversidade e Inclusão", a expectativa da organização do evento é receber público superior a  1.000  pessoas nas atividades presenciais. O Connepi é voltado aos profissionais de todas as áreas do conhecimento e alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação de instituições públicas e privadas, especialmente das regiões Norte e Nordeste do país, que fazem parte da Rede Profissional de Educação, Científica e Tecnológica.

Gilmar Alves Lima Júnior, Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e Presidente da Comissão Organizadora do Connepi, destaca que a principal novidade desta edição do evento é a realização no formato híbrido. “Com atividades on-line, como a apresentação de trabalhos e atividades presenciais, como a Mostra de IFs, Mostra Tecnológica, Desafio de Ideias, além da programação científica, com palestras, mesas-redondas e minicursos. Para tal, o evento conta com uma plataforma robusta para inscrição, submissão de trabalhos e transmissão do evento”, destaca o gestor.

Conforme Gilmar, a realização do XIII Connepi está sendo muito aguardada pelos Institutos Federais das regiões Norte e Nordeste, pois está programado para ocorrer em Rondônia desde 2020. “A partir da pandemia, o evento, que sempre foi presencial, precisou ser revisto e apresentado agora em 2022 no formato híbrido. Tomadas todas as medidas de segurança, e utilizando de recursos tecnológicos, teremos o desafio de unir um público diverso em atividades presenciais e on-line, mas também será a oportunidade de levar o Connepi até um público que não teria condições de deslocamento, em duas regiões com grandes distâncias. Com alegria e satisfação, aguardo todos no XIII Connepi, Porto Velho Rondônia”, reforça.

Programação

Os participantes do XIII Connepi poderão participar de inúmeras atividades. Dentro da Programação Científica, é possível realizar a submissão de trabalhos no formato de resumo simples e posterior apresentação de banner ou artigo completo, com apresentação pelos autores, no formato on-line e síncrono para uma banca e audiência. Além disso, o evento contará com palestras, mesas-redondas e minicursos.

Outro subevento do Connepi é a Mostra de IFs. Durante dois dias, cada Instituto Federal das regiões Norte e Nordeste terão oportunidade de apresentar suas principais ações institucionais, para que possam ter visibilidade na Rede Federal e até discussões para expandir como experiências exitosas para outros Institutos e apresentar aos participantes de outras instituições e regiões do país.

Dentro da programação também será possível participar da Mostra Tecnológica,  em que cada Instituto Federal poderá apresentar até três trabalhos na área de ciência, tecnologia e inovação, já finalizados.

O evento contará ainda com o Desafio de ideias, em que equipes de até quatro participantes, formadas por servidores e alunos, poderão inscrever ideias com potencial para gerar negócios. Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e as startups na Rede Federal, as equipes selecionadas serão mentoradas durante os quatro dias de evento, para apresentar um pitch e a melhor avaliada receberá premiação.

Inscrições e prazos

Cada atividade possui data de submissão e responsável diferentes, de acordo com o objetivo. Todo participante, regularmente inscrito no evento, pode submeter até dois trabalhos para ser apresentados na forma de artigo completo e/ou resumo, no período de 13 de junho a 13 de agosto de 2022.

Os trabalhos a serem apresentados na Mostra Tecnológica serão selecionados pelas Pró-Reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação ou Gabinete do Reitor dos IFs das regiões Norte e Nordeste e inscritos na plataforma do evento, entre 13 de junho e 13 de julho de 2022. A manifestação de interesse do IF em participar da Mostra de IFs deve ser enviada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  até o dia 13 de julho de 2022.

Já as propostas de apresentação de palestras, mesas-redondas e minicursos podem ser inscritas e submetidas por profissionais, via plataforma do evento, até dia 20 de julho de 2022. “A partir de 25 de julho, a programação, galeria de imagens e demais informações sobre onde se hospedar e sobre alimentação em Porto Velho estarão disponíveis também no endereço: http://connepi2022.ifro.edu.br”,  destaca Gilmar.

• IFRO-Campus-Porto-Velho-Calama
  • img-materia-connepi-confirmado