IFRO retoma atividades presenciais de forma integral no dia 7 de março de 2022

Publicado: Sexta, 28 de Janeiro de 2022, 14h44 | Última atualização em Sexta, 28 de Janeiro de 2022, 17h11 | Acessos: 31485

Inicio das aulas IFRO 2022

O IFRO informa que o ano letivo de 2022 iniciará de acordo com o planejamento de cada unidade a partir do dia 7 de fevereiro, tendo o início das aulas realizadas de forma remota (veja o cronograma abaixo). Contudo, a retomada integral das atividades presenciais em todas as unidades ocorrerá a partir de 7 de março de 2022, quando também será exigida a comprovação de vacinação para acesso e circulação de pessoas nas dependências físicas do Instituto. A decisão foi definida tendo em vista ocrescimento de casos de covid-19 no estado de Rondônia, assim como o número elevado de casos entre servidores do Instituto e seus familiares.

​Conforme prevê o Plano de Contingência Institucional para a covid-19, os critérios para avanço ou recuo das medidas de contenção e prevenção ao contágio são baseadas nos indicadores públicos da pandemia, como lotação de leitos, número de casos ativos e óbitos, assim como as taxas de vacinação em cada município.

​Nas últimas semanas, infelizmente, o Brasil enfrenta o aumento expressivo de casos de covid-19, com 228.954 novos casos registrados nas últimas 24 horas(27/01/2022), sendo o recorde diário desde o início da pandemia (conforme dados do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde). Em Rondônia, no mesmo dia,foram notificados 2.215 novos casos, com 196 internações em curso e 1 óbito. Os dados constam no Boletim diário nº 666 Agevisa/Setic/Sesau. No dia 26 de janeiro o Governo do Estado definiu que servidores da pasta poderão trabalhar de forma remota conforme decreto n° 26.869.

​A gestão do IFRO compreende o anseio da comunidade acadêmica pelo retorno das atividades pedagógicas e administrativas ao formato presencial. Contudo, mesmo com o avanço da vacinação, o cenário atual é considerado delicado e representa riscos para servidores, colaboradores terceirizados, parceiros, estudantes e comunidade externa que queiram visitar as unidades da Instituição. Desde o início da pandemia as medidas implementadas priorizaram a segurança e proteção à saúde de todos, e assim continuam, garantindoa manutenção de todas as atividades institucionais.

​É importante frisar que todas as unidades do Instituto já se encontram aptas a receber todos com as devidas medidas preventivas, como a disponibilização de álcool em gel, a obrigatoriedade do uso de máscaras, o distanciamento social e o monitoramento de possíveis casos. Ressalta-se também a importância da imunização completa para que se tenha, o quanto antes, condições favoráveis para o desenvolvimento das atividades de forma plena, segura e acolhedora. O IFRO mantém o trabalho contínuo e o compromisso dos servidores com os mais de 26 mil estudantes matriculados.

Confira as portarias oficiais na íntegra:

Portaria nº 99/2022 - Adiamento das atividades pedagógicas e administrativas presenciais no IFRO

Portaria nº 98/2022 - Aprova o uso da comprovação de esquema vacinal contra a covid-19 em todas as unidades do IFRO

Confira o calendário de início do ano letivo nas unidades do IFRO:

cronograma inicio aulas IFRO 2022

Saiba como fazer o registro da sua vacinação de forma on-line por meio deste tutorial em vídeo.