IV Congresso Amazônico EaD do IFRO recebeu mais de 1400 inscrições
Evento ocorreu nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2021
Com a temática “Aprendizagens Amazônicas: culturas e diversidade” o Congresso Amazônico EaD do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) reuniu, nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2021, professores, estudantes da educação superior, básica, técnica, tecnológica, rede pública federal, estadual e municipal, pesquisadores da área de educação a distância, instituições de ensino a distância e demais pessoas interessadas no tema. Segundo a Diretoria de Educação a Distância do IFRO, foram recebidas mais de 1400 inscrições no evento.
O evento foi realizado totalmente on-line, com as oficinas realizadas por meio do Google Meet e as palestras transmitidas no Youtube e que podem ser revistas nos seguintes links: Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência através da Tecnologia (https://www.youtube.com/watch?v=QSf5GZb7TQk) ; Possibilidades de proposição, implementação e divulgação da ALL – ALtruist Language (https://www.youtube.com/watch?v=_1HtQBpC0TA); O Método científico - numa época de mentiras com ares de ciência (https://www.youtube.com/watch?v=ipCqIvxaHCk); O pensamento computacional na Educação Básica (https://www.youtube.com/watch?v=ibpz1Wn_-sk); Cultura Maker como espaço para aprendizagem criativa (https://www.youtube.com/watch?v=YkxCuewNBhc); Diversidade em Ecossistemas de Software para Educação (https://www.youtube.com/watch?v=Tr0iY9ucCKE); LGPD e o Ensino a Distância (https://www.youtube.com/watch?v=OpaDiEqBx1c).
O evento teve o objetivo de promover um espaço de diálogo e provocação de reflexões sobre educação EaD e sob a perspectiva da diversidade de aprendizagens que a educação vivenciou, os desafios e avanços, partindo do micro para o macro conforme as vivências de 2020. Além das mais de 1400 inscrições, foram disponibilizadas 14 atividades durante o Congresso. A lista completa das palestras e demais ações podem ser acessadas no site do evento: https://www.even3.com.br/congressoamazonicoead2021/.
De acordo com o Diretor de Educação a Distância do IFRO, Aloir Pedruzzi Junior, o IV Congresso de Educação a Distância objetivou discutir formas de tornar a educação a distância mais interativa, mas impessoal e colaborativa, respeitando as culturas e diversidades da Amazônia e de todas as regiões do nosso Brasil. “Durante o Congresso foram discutidos vários temas importantes, entre eles plataformas que permitem gamificação, interatividades e ecossistemas educacionais. Também discutimos a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência em nossas plataformas, discutimos também sobre linguagem altruísta, ou seja linguagem para os mais diferentes públicos de forma a respeitarmos a culturalidade e a diversidade dos mais diversos povos. Foram três dias de intensa troca de saberes onde tivemos palestras, oficinas, apresentação de trabalhos e debates, durante esse período tivemos palestrantes de diversos estados do Brasil e inclusive palestrante que se encontrava em Portugal. Entende-se que não há aprendizagem completa sem pensar na diversidade e culturas da sociedade desenvolvida; com o EaD buscamos chegar nos mais diversos locais, locais esses de difícil acesso onde atendemos comunidades por vezes desassistidas de recursos, e por meio do Congresso, temos por objetivo melhorar a qualidade da interlocução entre os nossos processos pedagógicos e essas pessoas atendidas através do uso tecnológico. As competências socioculturais são um importante pilar no desenvolvimento da sociedade, assim o objetivo específico deste Congresso foi prover difusão científica dos alunos às pesquisas das áreas dos cursos, promover integração entre cursos presenciais e a distância com a comunidade local e oferecer a comunidade, tanto interna quanto externa ao IFRO, formas, abordagens e perspectivas distintas sobre os temas da culturalidade e adversidade com o foco de contemplar o maior público possível.”, destaca.
A Professora Ilma Rodrigues de Souza Fausto, uma das organizadoras do evento, relata que no 4º congresso Amazônico de Educação a Distância, dentro da temática aprendizagens amazônicas culturas e diversidade, “nós trabalhamos sobre o contexto deflagrado pela pandemia da covid-19, na modalidade on-line pela segunda vez, evidenciando mais do que nunca, como a educação a distância se mistura com essas atividades remotas. Organizamos diversas palestras retratando a inclusão, a diversidade e a EaD, com submissões de trabalho vinculando o lado científico ao nosso evento. Enquanto Coordenadora de Educação a Distância do Campus Ji-Paraná me sinto muito honrada em poder participar pela quarta vez dessa comissão de organização deste evento, e pelo Campus de Ji-Paraná também poder contribuir com mais esse evento, que foi muito exitoso. Tivemos a emissão de mais de 4 mil certificados, pois os nossos participantes se vincularam nas atividades com temáticas atuais e importantes para nossos trabalhos com abordagens inclusivas e dinâmicas. Diante disso, concluímos que o evento foi um sucesso e que estamos preparando as atividades da agenda 2022”.
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