Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas do IFRO será neste mês de outubro

Publicado: Quarta, 06 de Outubro de 2021, 15h47 | Última atualização em Sexta, 08 de Outubro de 2021, 18h52 | Acessos: 31006

post 1 semana biblioteca IFRO

Alunos e servidores da instituição podem participar do Concurso “Recomende um livro”

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia realiza de 25 a 27 de outubro de 2021 a Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas do IFRO.  O objetivo é promover a integração das Bibliotecas do IFRO, realizando um evento institucional em alusão a uma data celebrada nacionalmente em referência às bibliotecas e a divulgação de seus trabalhos junto à comunidade a que servem, além de promover momentos de debate e reflexão sobre leitura e literatura e atividades culturais. E com o “Concurso Recomende um Livro” a busca é pela interação dos alunos e servidores e o compartilhamento de suas experiências de leitura junto à comunidade.

A Semana Virtual é voltada à comunidade interna e externa do IFRO, que poderá acompanhar a abertura e o encerramento pelo Youtube. Para a abertura do evento, não será necessária inscrição prévia para garantir a certificação, sendo apenas necessário assinar o formulário a ser disponibilizado no chat do Youtube durante a apresentação.

As demais palestras e o minicurso serão restritos à comunidade do IFRO (servidores e alunos), com participação mediante inscrição neste LINK, para ter direito ao acesso à sala on-line do evento e à certificação. “É necessário efetuar inscrição e assinatura das listas de chamada para obtenção do certificado de participação nas palestras e no minicurso”, relembram os organizadores.

Concurso

post 2 semana biblioteca IFROA comissão organizadora abriu também as inscrições para o Concurso “Recomende um livro”, que terá sua premiação durante a Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas. O projeto consiste em incentivar alunos e servidores do IFRO a mostrarem à comunidade qual o livro preferido para uma leitura interessante. Para concorrer, é necessário fazer uma breve apresentação em uma das duas modalidades: fotografia com texto ou vídeo. O prazo de envio encerra dia 20/10.

No ato do envio do material para participação no concurso, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., o participante deve informar o nome completo, o campus e, no caso dos alunos, o curso. Todas as participações serão avaliadas por uma banca composta por convidados do evento e os três mais bem avaliados receberão prêmios.

Aos que forem concorrer por envio de fotografia, o participante deverá fazer uma foto criativa da capa ou dele próprio segurando o livro, acompanhada de um texto de no máximo 300 caracteres relatando por que escolheu aquela obra e por que recomenda a leitura.

Para o caso dos vídeos, o participante deverá fazer uma gravação de no máximo 30 segundos segurando o livro ou mostrando apenas o livro e sua voz ao fundo relatando por que escolheu aquele livro e por que recomenda a leitura.

A premiação terá livros que foram doados por servidores. Para o primeiro lugar é o Box “Nórdicos: Os Melhores Contos e Lendas” (2 Livros e Pôster), pen drive, agenda, caneta, marcadores de texto e ecobag. O segundo lugar recebe um Box “Alice no País das Maravilhas”, marcadores de texto, agenda, caneta e ecobag. E o terceiro lugar receberá dois livros (O Pequeno Príncipe e 21 lições para o século 21), agenda, caneta e ecobag.

Programação

No dia 25/10 é a abertura (18h30), via Youtube do IFRO, com apresentação cultural: boas-vindas ao evento com literatura de cordel (Poeta Chico Bruno) e a palestra “Ler é uma questão de estratégias”, com Professora Dra. Andréia Oliveira (IFRO Campus Porto Velho Zona Norte).

O dia 26/10 começa com a palestra “Repertório Sociocultural para a Redação do Enem: obras Modernistas”, com Professora Ma. Geovânia de Souza Andrade Maciel (IFRO Campus Ji-Paraná). Serão 80 vagas, às 9 horas no Google Meet.

De tarde, também com 80 vagas via Google Meet, às 15 horas, a palestra será “A literatura no processo de construção do conhecimento”, com o Professor Me. Carlos Sunigan (UNESC) e mediação da Professora Ma. Ingrid Letícia Menezes Barbosa. E de noite, às 19h15, ocorre o minicurso “Norma da ABNT 6023 – Referências – Elaboração, a ser ministrada pela Bibliotecária Me. Fernanda Cavalcante (IFRO Campus Cacoal). A transmissão será pelo Google Meet, com 80 vagas.

À tarde, do dia 27/10, a partir das 14 horas, no Google Meet com vagas para 80 pessoas, será ministrada a palestra “Literatura e Cinema: as dimensões da vida”, com a Professora Me. Melissa Velanga Moreira.

Já na noite de 27/10, às 18h30, o encerramento terá apresentação cultural do Grupo Musical do IFRO Campus Cacoal e Premiação do Concurso “Recomende um Livro”, com divulgação das fotografias e vídeos vencedores.

O evento conta com uma comissão organizadora composta pelas Coordenações de Biblioteca dos Campi Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Porto Velho Zona Norte e Porto Velho Calama, mais a participação de servidores de diversos campi.

Mais informações e inscrições em https://www.even3.com.br/slbifro2021/.

• Banner-rot-semana-biblioteca-IFRO
  • Capa-Even3-semana-biblioteca-IFRO