Encontro virtual entre IFRO e UAB trata da parceria do polo de EaD de Guayaramerín

Publicado: Quarta, 05 de Mai de 2021, 16h03 | Última atualização em Quarta, 05 de Mai de 2021, 16h07 | Acessos: 41050

Dead IFRO UAB reunião

Representantes da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (DEaD/IFRO) e da Universidad Autónoma del Beni “José Ballivián” (UAB) de Guayaramerín/Bolívia realizaram reunião virtual no dia 7 de abril.

O encontro teve o objetivo apresentar o setor, as ações e os alinhamentos do IFRO junto ao polo parceiro, bem como reafirmar o Termo de Cooperação Técnica assinado com o município de Guayaramerín. Diante do termo assinado, foram concedidas dez vagas para o curso de Pós-Graduação em Gestão de Educação a Distância (GEAD), conforme previsto no Termo de Cooperação.

Participaram da reunião os membros de equipes da Universidad Autónoma del Beni “José Ballivián”: Johnny Bello (Encargado dos Programas Virtuales), Rolando Villar Anes (Encargado Relaciones Internacionales/UABJB), Yery Takgawa Guzman (Director Carrera de Administración), Javier Fuentes Cadima (Jefe de Estudio), Marizon Moreno Moreno (Secretaria de Educación de Guayaramerín) e Everton Luiz (Representante da EaD no IFRO Campus Guajará-Mirim/RO).

Segundo o Diretor da DEaD/IFRO, Aloir Pedruzzi Junior, a reunião teve como objetivo apresentar a equipe da Diretoria de Educação a Distância e esclarecer aos participantes sobre a importância da parceria firmada entre o IFRO e a Universidad Autónoma del Beni “José Ballivián” de Guayaramerín/Bolívia, e qual o papel do polo parceiro. “A parceria tem uma grande importância institucional que é implantar polo EaD nas cidades bolivianas, sendo a população a principal beneficiada com as ações desenvolvidas pelo IFRO, que permitem estabelecer a mobilidade de servidores e estudantes. Os primeiros contatos foram do diretor anterior, professor Adonias Junior, com o professor Rolando Villar Anes, Encargado Relaciones Internacionales UABJB, em Guayaramerín. Essa parceria firmada estava prevista para a Aula Inaugural em abril/2020, mas com a pandemia paralisamos o processo. No dia 16 de abril de 2021, reafirmamos o nosso projeto para instalação de Polos EaD na Bolívia em parceria a instituição educacional boliviana. Apresentamos o Curso Português como Segunda Língua (básico, intermediário e avançado) para estrangeiros, que ensina as expressões básicas com vagas separadas para a Bolívia”, conta Aloir.

Johnny Bello, Diretor de Educação a Distância da UAB, destacou a importância da reunião para o desenvolvimento da EaD na universidade, que precisou fortalecer sua infraestrutura, aparato tecnológico e recursos humanos para atender a esse novo desafio da formação digital. “Reconhecemos a importância desta aliança estratégica e uma de suas mostras foi a oferta de dez vagas para que sejam capacitados os docentes da nossa instituição em Educação a Distância. Isso vai nos dar mais forças para que possamos desenvolver nossa função de educar através dos meios digitais. Esperamos aprofundar esta aliança com mais ações de pesquisa, extensão universitária, transferência tecnológica, intercâmbio docente e estudantil, execução de projetos conjuntos, formação de graduações e pós-graduações em caráter internacional, enfim, temos muitas expectativas. Estamos prontos para dar a maior força para essa aliança estratégica e alcançar resultados que beneficiem ambas as instituições”, reforçou.

Polos de Educação a Distância

Atualmente, o IFRO possui 10 campi presencias/EaD, 43 polos EaD em Rondônia, 9 polos EaD na Paraíba, 1 polo EaD em Pernambuco e 1 polo EaD em Guayaramerín/Bolívia. As vantagens gerais da parceria são as vagas reservada para cada polo; a oferta de educação pública no munícipio; o incentivo ao desenvolvimento regional; e a capacitação dos servidores dos municípios/instituições parcerias.

Entre as obrigações do partícipe estão: gestão do polo (limpeza, segurança, internet 10 MB, relatórios gerenciais, infraestrutura mínima necessária etc.), indicação de um servidor como Coordenador do Polo (20 h), funcionamento (todos os dias úteis, 4 h por dia, alternância – noite), publicidade do polo e colaboração na divulgação dos processos seletivos e ações.

Para o IFRO, as obrigações referem-se a ofertar o curso, realizar o processo seletivo, matrícula e certificação, gestão pedagógica, mediação tecnológica e oferta de estágio. Mais a articulação com os polos e a capacitação dos coordenadores de polos.

Durante a reunião, os membros relataram o empenho do IFRO e da equipe da DEaD frente às ações educação a distância como uma grande realização para toda a comunidade. Agradeceram ao Instituto Federal de Rondônia e a DEaD/IFRO foi convidada para colaborar com a construção do planejamento da implementação da Educação a Distância na Universidade.