Glossário Bilíngue de termos técnicos na área de produção animal é lançado no Campus Colorado

Publicado: Quinta, 16 de Mai de 2019, 15h31 | Última atualização em Quinta, 16 de Mai de 2019, 16h57 | Acessos: 3082

Campus Colorado Lançamento do Glossário Bilíngue de termos técnicos na área de produção animal 5

Entre os dias de 08 a 10 de maio, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizou a III Semana de Zootecnia, evento organizado pela Coordenação do Curso, Centro Acadêmico de Zootecnia, docentes e servidores. Um dos destaques do evento foi o lançamento do Glossário Bilíngue de termos técnicos na área de produção animal.

O Glossário foi produzido pela professora do IFRO e discente do Programa de Mestrado em Produção Animal da Universidade Brasil de Descalvado (SP), Maria Helena Ferrari, com a ideia de contribuir com a democratização do conhecimento científico, especialmente na área da produção animal. A docente contou com o apoio de zootecnistas, veterinários, agrônomos e técnicos em agropecuária para a construção da obra.

A autora, que tem ampla experiência em ensino de língua inglesa, relata que ao trabalhar leitura instrumental com alunos do curso de Zootecnia, percebeu a dificuldade de encontrar instrumentos de tradução específicos para a área, assim surgiu a ideia e foi lapidada durante o curso de Mestrado em Produção Animal. O trabalho foi orientado pela Professora Cynthia Pieri Zeferino e coorientado pelo Professor Luiz Arthur Malta Pereira.

O Glossário foi construído baseado na análise de artigos científicos publicados na revista Journal of Animal Science em 2017, especificamente os artigos com foco em nutrição de ruminantes, área da bovinocultura de corte e leite que possui representatividade na economia rondoniense. Como docente de Língua Inglesa e pesquisadora sobre ensino de língua estrangeira, Maria Helena destaca a importância dos acadêmicos aprenderem Inglês, pois os países que possuem os maiores níveis de proficiência em Língua Inglesa investem mais em ciência e inovação tecnológica.

Segundo a English First 2017, em pesquisa realizada envolvendo 88 países no mundo todo, o Brasil ocupa a posição 41ª, classificado como baixa proficiência. Outro aspecto relevante é o título que a língua inglesa tem como língua franca por ter maior número de falantes não nativos. Nessa perspectiva, a divulgação do resultado das pesquisas brasileiras é feita através de periódicos e revistas científicas às quais passam a exigir seus manuscritos em inglês. Mais informações podem ser adquiridas através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

• Campus_Colorado_-_Lançamento_do_Glossário_Bilíngue_de_termos_técnicos_na_área_de_produção_animal_1_1
  • Campus_Colorado_-_Lançamento_do_Glossário_Bilíngue_de_termos_técnicos_na_área_de_produção_animal_1_3
  • Campus_Colorado_-_Lançamento_do_Glossário_Bilíngue_de_termos_técnicos_na_área_de_produção_animal_1_4
  • Campus_Colorado_-_Lançamento_do_Glossário_Bilíngue_de_termos_técnicos_na_área_de_produção_animal_2