Roda de Conversa debate o desenvolvimento profissional de Zootecnistas no Campus Colorado do Oeste
O evento “Desenvolvimento Profissional de Zootecnistas: Oportunidades de carreira e atuação” reuniu professores, estudantes e profissionais de Zootecnia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, para troca de experiências, debates e reflexões sobre o futuro desta carreira. A programação contou com uma roda de conversa com profissionais da área e duas palestras temáticas, em um momento de integração e valorização da profissão. O evento ocorreu na data de comemoração do Dia do Zootecnista, celebrado em 13 de maio.
Segundo o Coordenador do curso de Zootecnia no campus e organizador da atividade, Niraldo Muniz de Sousa, a proposta central foi promover a integração entre professores, estudantes e profissionais da área. “Buscamos celebrar o Dia do Zootecnista, reconhecendo a relevância desta profissão para o agronegócio brasileiro, promovendo a produção animal sustentável, o bem-estar animal e a segurança alimentar”, comentou o professor.
O evento contou com duas palestras: “O que o mercado de trabalho espera do profissional do futuro?”, ministrada pelo Zootecnista Leonardo Neves; e “Você ainda pensa como técnico e não como gestor?”, ministrada pela Zootecnista Franciny Marota.
Na sequência foi realizada a Roda de Conversa com profissionais zootecnistas, que funcionou como uma mesa-redonda com troca de experiências, relatos de trajetória, debates e esclarecimento de dúvidas. Participaram todos os docentes zootecnistas da instituição, além de profissionais formados pelo próprio Campus Colorado, como Gabriella Rodrigues, Gabriel Meurer e Victor Hugo, que atualmente atuam no mercado. Também esteve presente a Zootecnista Camila Alves, representante do CRMV-RO (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Rondônia).
Conforme Niraldo, os principais aprendizados proporcionados aos estudantes com o evento foram a compreensão das expectativas do mercado de trabalho, a importância de desenvolver uma mentalidade de gestão, e a inspiração gerada pelos relatos de profissionais que trilham diferentes caminhos na profissão. O docente ainda destacou que o momento de interação entre diferentes gerações de zootecnistas também foi um ponto alto da programação. “A mesa-redonda permitiu debates enriquecedores e o esclarecimento de dúvidas de forma direta, o que contribui significativamente para a formação e motivação dos futuros profissionais”, avaliou. Segundo o Coordenador, o evento também reforçou o sentimento de acolhimento entre colegas e professores, que compartilharam suas histórias com orgulho.
A organização foi da Coordenação do Curso juntamente com estudantes de Zootecnia, que se empenharam na realização da atividade. O Coordenador Niraldo destacou que o engajamento dos discentes foi estimulado principalmente pela oportunidade de contato direto com profissionais experientes e pela possibilidade de vislumbrar as diversas áreas de atuação da Zootecnia. O professor agradeceu a todos que colaboraram na organização do “Desenvolvimento Profissional de Zootecnistas: Oportunidades de carreira e atuação” e a quem prestigiou a atividade.
Ao final, Niraldo deixou um recado aos estudantes: “o engajamento em atividades como esta é de grande valor. Ao participar, vocês não apenas aprofundam seus conhecimentos teóricos, mas também se conectam com a realidade da profissão, com as inovações do mercado e com as experiências daqueles que já trilham essa jornada”, finalizou o docente.
Redes Sociais