Gestão Ambiental realiza visita técnica à Secretaria de Meio Ambiente de Colorado do Oeste
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, tem como propósito formar gestores ambientais comprometidos com a proteção e preservação do meio ambiente. A formação acadêmica inclui atividades práticas, e, no primeiro semestre de 2024, o curso realizou visitas técnicas que enriqueceram a experiência dos alunos. E durante o semestre letivo, uma das visitas técnicas realizadas foi na própria cidade de Colorado, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Segundo a Coordenadora do curso, Elaine Fonseca, as visitas técnicas são "estratégias pedagógicas essenciais para aproximar os alunos do ambiente profissional, possibilitando a aplicação do conhecimento teórico em situações práticas. O curso incentiva a proteção dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável, promovendo práticas que favorecem o bem-estar coletivo".
Na execução da disciplina de Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambientais, o Professor Heronelson Ferreira executou atividades de elaboração e apresentação de seminários, atividades em ambiente virtual associadas à visita técnica à Secretaria de Meio Ambiente de Colorado do Oeste.
Conforme Heronelson, “durante as aulas teóricas, os alunos puderam observar como elaborar processos de licenciamento ambiental a níveis federal, estadual e municipal. Com a visita técnica à Secretaria de Meio Ambiente de Colorado do Oeste, foi possível mostrar a prática e execução desse serviço. Através do bate papo com os colaboradores da secretaria, os alunos puderam tirar dúvidas e observar a importância dos serviços prestados pelos Gestores Ambientais para o cuidado e preservação do meio ambiente".
A acadêmica Poliana Alckmin destaca que “a área de Licenciamento Ambiental, é uma das mais diversas e oportunas a ser trabalhada, os nichos são diversos. Para nós enquanto alunos é extremamente importante entender os procedimentos exigidos pelos órgãos ambientais, saber como e onde protocolar, quais documentos anexar, as fases... para sermos bons responsáveis técnicos. Por outro lado, visitar e entender os processos pela perspectiva dos analistas salienta ainda mais o atendimento às legislações vigentes que devem ser atendidas em cada protocolo feito. A disciplina de Licenciamento mostrou efetivamente tudo, além de abrir um leque de oportunidades para os futuros Gestores Ambientais".
O discente Welington Madalena complementa que “a visita à secretaria do meio ambiente foi muito importante para nosso aprendizado, algumas dúvidas sobre os primeiros passos e como ocorre o licenciamento ambiental na prática em Colorado foram sanadas pela equipe da Sematur. Além de receptivos, e bem-preparados, nos ofereceram até um café da manhã. Essas interações são de grande valia para nós alunos, pois podemos associar a teoria à prática. Com isso podemos dizer que o professor conseguiu fechar nossa disciplina de Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambientais com chave de ouro”.
Redes Sociais