Acadêmicos de Gestão Ambiental realizam visita técnica à Rebio Jaru
Os alunos do 5º período do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, tiveram a oportunidade de conhecer a Reserva Biológica do Jaru (Rebio Jaru) no dia 10 de agosto de 2024. A visita técnica abordou conteúdos relacionados à componente curricular Gestão de Unidades de Conservação (UC).
No decorrer da disciplina os alunos têm contato com conteúdos relacionados à legislação que rege a gestão, administração, criação e o plano de manejo de UC, bem como os diferentes grupos e categorias de Unidades de Conservação. A proposta pedagógica utilizada para consolidar o processo de ensino-aprendizagem foi a visita técnica na Rebio Jaru, atividade que buscou envolver os acadêmicos de modo a vivenciarem a Gestão de Unidades de Conservação.
Vale destacar que essa Reserva Biológica está enquadrada como uma UC de proteção integral e está localizada no município de Ji-Paraná (RO). As UCs do grupo de proteção integral têm por objetivo a preservação da natureza, sendo admitido apenas o uso indireto e as UCs da categoria de Reservas Biológicas, que fazem parte das UC de proteção integral, são responsáveis por realizar a preservação integral da biota, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, sendo permitido apenas visitas de cunho educacional.
Durante a visita, os acadêmicos tiveram contato direto com a biodiversidade, recursos hídricos e diferentes ecossistemas, bem como puderam conhecer o Programa de Larga Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), que possui dentro da reserva biológica uma torre com sensores de capturas de dados que auxilia em estudos que analisam as interações da floresta com a atmosfera. Além disso, os alunos puderam conhecer o Monte Cristo, um dos pontos mais altos da Rebio Jaru.
As professoras responsáveis por organizar a visita técnica, Calina Barros e Kayena Zaqueo, relatam a importância dessa atividade para os acadêmicos. “Acredito que a visita técnica a Reserva Biológica do Jaru foi fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Esse tipo de atividade permite que eles observem na prática a complexidade dos ecossistemas naturais e compreendam a importância da conservação. Em sala de aula, abordamos conceitos teóricos essenciais, mas é durante essas visitas que os estudantes vivenciam o dia a dia da gestão ambiental, entendendo os desafios da preservação, as estratégias de manejo e a interação entre fauna, flora e sociedade. Essas experiências são enriquecedoras e fortalecem o compromisso de cada aluno com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente”, afirma a Professora Calina.
E a Professora Kayena relata que “participar da visita técnica à Reserva Biológica Jaru foi uma experiência valiosa, tanto para os acadêmicos de Gestão Ambiental quanto para mim, como bióloga e coordenadora do curso de Ciências Biológicas. A oportunidade de acompanhar de perto as atividades de campo me permitiu observar a biodiversidade da reserva e refletir sobre as possibilidades de atividades futuras com nossos alunos. A Reserva Jaru, com sua rica fauna e flora, oferece um ambiente natural de grande potencial para estudos práticos e projetos variados, que reforçam a conservação ambiental. Espero ter a oportunidade de retornar com os acadêmicos de Biologia e agradeço à Professra Calina Grazielli, organizadora da visita técnica, e, em nome de todos os colaboradores do ICMBio da Rebio Jaru, que nos acolheram com grande cordialidade, à Analista Ambiental Patrícia Ferreira”.
Após essa visita técnica, o IFRO Campus Colorado do Oeste recebeu, no dia 26/08, a Analista Ambiental Patrícia Ferreira Ribeiro Dias e a Agente Temporária Ambiental Isabella Ribeiro Barbosa, para uma palestra sobre a Importância da Reserva Biológica do Jaru para o estado de Rondônia. Essa palestra é fruto da parceria formada entre as instituições e que contemplou os cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Licenciatura em Ciências Biológicas.
“A visita técnica à Reserva Biológica do Jaru foi uma experiência enriquecedora para os futuros gestores ambientais, que puderam aprofundar seus conhecimentos e fortalecer seu compromisso com a preservação do meio ambiente”, finalizaram as docentes.
Redes Sociais