Estudantes do Campus Colorado realizam lançamento de foguetes com garrafas pet
Alunos dos primeiros anos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, desenvolveram e realizaram lançamento de foguetes feitos a partir de garrafas pet. O maior alcance foi de 155,60 metros. A atividade faz parte da disciplina de Física e envolveu as Turmas A, B, C, D E, F e G, ministrada pelo Professor Márcio Adolfo de Almeida.
As aulas do projeto ocorreram no período de 07 de outubro a 06 de novembro, na fundiária, um local com mais de 300 metros de comprimento e 200 metros de largura, gradeado e sem nenhum impedimento para o alcance horizontal dos foguetes. O objetivo foi desenvolver uma metodologia que proporciona aos alunos expor seus conhecimentos científicos através da experimentação deparando com alguns conceitos físicos, por exemplo, o Lançamento Oblíquo, bem como promover a inter-relação entre professores, alunos e a comunidade do IFRO.
O Coordenador do Projeto explica que por meio dessa transposição didática de conteúdos de Física também se faz ligação com a ação nacional. “O lançamento de foguetes com garrafas pet é uma extensão da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar de forma lúdica, obliquamente os foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível, promovendo o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, mobilizando num mutirão nacional, escolas, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores e pais”. A Mostra Brasileira tem como sede o município de Rio de Janeiro (RJ).
No Campus Colorado do Oeste, o projeto teve início em outubro deste ano e foi encerrado no início de novembro. Contou com a participação de praticamente 200 alunos de sete turmas dos primeiros anos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.
Segundo o Professor Márcio Almeida, os foguetes foram construídos pelos alunos a partir de duas ou mais garrafas pet de qualquer volume, que ficam presas numa base de lançamento também presa ao chão. O combustível utilizado é a mistura, em qualquer proporção, de vinagre com concentração de 4% de ácido acético e bicarbonato de sódio. Os lançamentos dos foguetes foram efetuados por turmas, e cada turma ficou dividida em equipes com um número mínimo de três e máximo quatro alunos por equipe, cada equipe teve direito a dois lançamentos.
O evento foi aberto para toda a comunidade no dia da competição de lançamentos, que ocorreu em 06 de novembro 2024. “As três melhores equipes gerais receberam medalhas de bronze prata e ouro do menor alcance para o maior alcance entre essas três equipes. Além disso, a equipe campeã geral também recebeu um troféu réplica de um foguete real da Rússia, que nesse caso, essa equipe campeã conseguiu alcançar horizontalmente 155,60 metros. Durante os lançamentos foram analisados a aerodinâmica, o centro de massa e de pressão dos foguetes, a utilização dos equipamentos de proteção individual, a organização de cada equipe e o maior alcance horizontal atingido”, contou o docente.
Na avaliação de servidores e alunos participantes do projeto foi destacada a importância do trabalho em grupo, de vencer os desafios tanto na confecção dos foguetes como também durante o lançamento deles. Foi descrito também que o projeto de Lançamento de Foguetes foi envolvente e educativo, pois os participantes observaram que mesmo na complexidade de toda a preparação foi gratificante observar o foguete voando bem alto. E que a partir da prática conseguiram compreender de forma satisfatória o lançamento oblíquo e sua matematização. Eles concluíram que essa abordagem prática contribuiu significativamente para a aplicação de teorias em contextos reais, promovendo o aprendizado e a colaboração entre os envolvidos, estimulando ao máximo o interesse pela Física.
Redes Sociais