Laboratório de Solos do Campus Colorado é referência para produtores nas categorias Fertilidade, Micronutrientes e Granulometria
Nova certificação (2023/2024) é concedida pelo Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF/EMBRAPA)
O Laboratório de Solos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, obteve um novo certificado de excelência da Embrapa Solos. Além das categorias de Fertilidade e Micronutrientes, o Laboratório agora também foi aprovado na categoria de Granulometria no exercício 2023/2024. O Técnico e Coordenador do Laboratório, Leandro Dias da Silva, expressou grande satisfação ao comentar sobre essa aprovação. “É uma grande satisfação conseguimos manter pelo 5º ano consecutivo a aprovação do Laboratório de Solos do IFRO Campus Colorado do Oeste junto ao Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade da Embrapa (PAQLF)”.
Leandro também comemorou uma novidade significativa deste ano: a aprovação das análises de Granulometria. “Com isso, alcançamos uma meta muito importante: a aprovação em todas as três categorias de avaliação do PAQLF, que são Fertilidade, Micronutrientes e Granulometria”, afirmou entusiasmado. Considerando a lista de laboratórios aprovados no exercício 2023/2024, disponível no site da Embrapa, o Laboratório do IFRO Campus Colorado do Oeste foi o único em Rondônia e um dos três na Região Norte que obtiveram a aprovação nas três categorias neste último exercício.
O Diretor-Geral do campus, Marcos Aurélio Anequine de Macedo, comentou a aprovação do Laboratório e elogiou o continuado esforço do técnico responsável. “Com essa nova aprovação, temos os selos de qualidade em todas as três categorias avaliadas no programa da Embrapa. Essa conquista representa um marco para o Laboratório, consolidando a sua reputação e assegurando a confiança dos serviços prestados. O contínuo esforço e dedicação do Técnico Leandro Dias na coordenação do Laboratório e no aprimoramento das rotinas de análise foi essencial nesta conquista e merece parabéns”, destacou o Diretor.
Laboratório de Solos
O Laboratório de Solos do IFRO Campus Colorado do Oeste atende as atividades de ensino nos cursos técnico e de graduação do IFRO. Além disso, faz análises para setores produtivos do campus e para projetos de pesquisa e de extensão da própria instituição e de órgãos parceiros.
Para o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza, “o Campus Colorado tem um potencial enorme para a região, e o Laboratório de Solos representa o que o campus pode colaborar com os produtores, sobretudo os da agricultura familiar. O nosso Técnico Leandro Dias, responsável pelo laboratório, é um profissional referência na questão de análise de solo. Essas certificações obtidas junto à Embrapa só reforçam a relevância do trabalho que é desenvolvido e nos motiva a continuar investindo no setor. Em breve já iniciaremos a construção das novas instalações do laboratório de solos de Colorado”.
As primeiras rotinas de análise deste laboratório começaram a ser feitas em 2014. A partir de 2017, iniciou a participação no PAQLF da Embrapa, sendo que desde o exercício 2019/2020 alcançou e vem renovando a aprovação nas categorias de Fertilidade e Micronutrientes. E no exercício 2023/2024 alcançou a aprovação também na categoria de Granulometria. Com toda a experiência acumulada e qualidade atestada, o Laboratório de Solos do IFRO tornou-se referência na área em Rondônia. Por isso, o técnico responsável, Leandro Dias, já realizou capacitações técnicas para profissionais e estudantes do IFRO e de outras instituições.
Futuramente, o Laboratório receberá nova estrutura física, já que se projeta o início das obras do novo espaço. Conforme o Pró-Reitor de Administração, Elisandro de Moura Martins, “a Reitoria não medirá esforços para investir na modernização do Laboratório de Solos do Campus Colorado do Oeste. Esse investimento visa a atualizar as instalações e os equipamentos, garantindo um ambiente adequado e tecnologicamente avançado para a realização de análises de solo. O intuito é destinar recursos para a aquisição de novos equipamentos e a capacitação dos técnicos que operam no laboratório”.
O Pró-Reitor destaca as iniciativas da Reitoria como compromisso com o aprimoramento das condições de trabalho e de estudo no Laboratório de Solos do Campus Colorado do Oeste. O fortalecimento da capacidade do IFRO em contribuir com a comunidade no caso do Laboratório de Solos terá destinação de aproximadamente R$ 1,5 milhão.
“Essas medidas têm como objetivo aprimorar a qualidade das análises realizadas, atendendo melhor às demandas dos cursos oferecidos no campus e ampliando as oportunidades de pesquisa e serviços prestados à comunidade local. Além dessas melhorias, está em andamento a execução do projeto básico e executivo para a construção de um novo laboratório de solos no campus. Este novo espaço, mais amplo e moderno, permitirá a realização de análises mais complexas e em maior escala, atendendo às crescentes necessidades dos projetos acadêmicos e de pesquisa do campus”, conclui Elisandro.
PAQLF
O Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF) é coordenado pela Embrapa Solos, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Os laboratórios participantes de todo o país são avaliados em três categorias: Fertilidade, Granulometria e Micronutrientes.
Na categoria de “Fertilidade”, as análises envolvem a determinação de matéria orgânica (M.O.), pH em água, fósforo (P), Potássio (K), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Hidrogênio e Alumínio (H+Al / Al). Na categoria de “Micronutrientes”, as análises envolvem a determinação de Cobre (Cu), Ferro (Fe), Manganês (Mn), e Zinco (Zn). E na categoria de “Granulometria”, as análises envolvem a determinação de argila, silte e areia total.
O PAQLF foi instituído em 1992 e dele participam os laboratórios que utilizam o Método Embrapa de Análise de Solos. Ele tem como objetivo proporcionar um meio de avaliação e de correção da qualidade analítica dos laboratórios participantes. E hoje também funciona como um meio de atestar o desempenho satisfatório dos participantes perante seus clientes externos.
A aprovação de um laboratório no PAQLF é a garantia de qualidade do serviço prestado para os consumidores, sendo atestada pelo principal órgão de pesquisa agropecuária brasileira, a Embrapa. A participação no programa é voluntária e conta com cerca de 150 laboratórios em 2024.
Redes Sociais